quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O Museu de História e Arte Sacra de Santarém

Situado ao lado direito da Cúria Diocesana, fazendo parte do complexo da Catedral (que abrange, além dos prédios já citados, o Centro Diocesano de Pastoral e a Casa Paroquial), encontra-se o Museu de História e Arte Sacra da Diocese de Santarém.

O prédio onde se encontra o Museu foi construído no Século XIX, já serviu de residência do sr. Domingos Veloso, popularmente conhecido como "Mingote", e também como casa comercial, antes de ser adquirido pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, que tinha a intenção de usá-lo como "barraca permanente" da Festa do Arraial de Nossa Senhora da Conceição, mas, que após uma reforma interna transformou o andar térreo em salão paroquial e construiu outros andares superiores para salas de reunião e catequese. Do edifício original, apenas a fachada está mantida.


Em 2002, a Diocese de Santarém, em vista das comemorações do Centenário da mesma, decidiu transformar o andar térreo, onde funcionava o salão paroquial, em um Museu. Para isso foi realizada uma nova reforma e feitas as adaptações necessárias. A ideia só saiu do papel em vista da opção de um projeto simples. Dom Lino Vombommel, Bispo de Santarém foi o idealizador do Museu, encarregando uma equipe formada por padres, religiosos e leigos para encaminhar a obra, que contou com o apoio do poder público e de pessoas da sociedade santarena.

Considerada a nova residência da Cultura Religiosa Santarena, o Museu de História e Arte Sacra foi inaugurado no dia 22 de junho de 2003, por ocasião do 342º aniversário de Santarém e do encerramento do IV Congresso Eucarístico Diocesano. A inauguração contou com a presença de outros Bispos do Estado, bem como de autoridades e pessoas ligadas à cultura santarena.

O principal objetivo do Museu de História e Arte Sacra é o de catalogar e salvaguardar boa parte do acervo de cultura religiosa e documental da Diocese de Santarém, pois nas três últimas décadas do século XX, boa parte do acervo religioso do município foi destruído ou extraviado para as mãos de colecionadores que moram fora de nossa Região. Cita-se como exemplo, o roubo das imagens da Igreja de Alter do Chão.

O Museu possui um dos acervos mais diversificados da Região Norte. São imagens sacras, objetos de culto, documentos, indumentárias, pinturas, além de um bom acervo fotográfico que nos remetem ao passado da Igreja Católica e do município de Santarém, como bem diz o sr. Emir Bemerguy: 

"Emocionante vem sendo a colaboração dos santarenos, tanto dos nossos bairros como das comunidades interioranas. Preciosidades ocultas em capelas e residências, algumas com mais de dois séculos, foram cedidas ao Museu, por doação ou empréstimo, valorizando demais o patrimônio ali reunido" (Livro do Centenário da Diocese de Santarém, 2003, pág 98).


Recentemente, o acervo do Museu foi acrescido de peças oriundas do Colégio Santa Clara, para a montagem da exposição do centenário de fundação da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceiçao. O Museu aceita doações de acervo e atende à visitas apenas pela parte da manhã, de terça a sábado. Visitas de escolas ou entidades podem ser agendas em outros horários. A entidade mantenedora do Museu é a Fundação Cultural Dom Tiago Ryan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário