quinta-feira, 4 de agosto de 2016

O falecimento do Professor Luiz Barbosa – 1952

Em a noite do 12 do corrente, o povo santareno, através do serviço de alto falantes Ipiranga, tomou conhecimento do falecimento inesperado do ilustre maestro prof. Luiz Bonifácio da Silva Barbosa.
Incontinente seus alunos e inúmeras pessoas se dirigiram à residência do querido morto.

O ilustre maestro desaparecido, no terreno musical prestou grandes serviços à sua terra, sendo o professor de quase todos os músicos desta cidade.
Diversas orquestras foram por ele organizadas. No Convento São Francisco, foi professor de música e ali formou a filarmônica “Santa Cruz”. Lecionou algum tempo nos ginásios “Dom Amando” e “Santa Clara” e, ultimamente, era o professor da Sociedade Musical de Santarém, e mantinha elevado número de alunos particulares.
Santarém, por diversas vezes, viu o seu nome enaltecido em diversos Estados, por onde andou a figura do saudoso mestre.
Seu sepultamento, efetuado à tarde do dia imediato, teve grande acompanhamento de seus alunos e de amigos, entre eles o sr. prefeito, Santino Corrêa, dr. Silvério Sirotheau Corrêa, senhores Wilson e Wilmar Fonseca e o revmo. Padre Manuel Rebouças Albuquerque, eloquente orador sacro que, à beira do túmulo do querido morto, disse da saudade de seus alunos e amigos.
Nestas pobres palavras que traduzem o meu sentimento, quero prestar como aluna que fui do ilustre maestro professor Luiz Barbosa, a minha eterna gratidão pelo bem que me fez, ensinando-me a arte musical.


NOTA: Publicado no jornal O Mariano, de 24 de Agosto de 1952, sob o título: “Perdeu Santarém uma potência musical”, assinado por “Uma estudante de Santarém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário