terça-feira, 16 de agosto de 2016

O Primeiro Congresso Eucarístico de Santarém (1960)


Na foto: Altar do primeiro Congresso Eucarístico, montado na Praça Rodrigues dos Santos.

No período de 14 a 18 de dezembro de 1960, realizou-se, com excepcional brilhantismo, o nosso primeiro Congresso Eucarístico, que seguiu, resumidamente, a seguinte programação:


No dia 14, pela parte da tarde houve a recepção ao Exmo. Revmo. Sr. Arcebispo de Belém, Dom Alberto Gaudêncio Ramos, que contou com discurso do Prefeito Ubaldo Campos e de Dom Tiago Ryan. As 19h ocorreu a saída da procissão fluvial da paróquia de São Raimundo. No trapiche Dom Alberto tomou o carro-andor, transportando o Santíssimo Sacramento para a Praça do Congresso, atual praça Rodrigues dos Santos. Os congressistas formaram alas nas ruas: João Pessoa, Praça Mons. José Gregório e Praça do Congresso, havendo após a chegada, conferência da parte de Dom Alberto Ramos, um Recital de órgão e Bênção do Santíssimo Sacramento.
No dia 15 de dezembro foi o dia de homenagem a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição, pela passagem do cinquentenário de sua fundação. Às 6h30min aconteceu a missa pontifical de abertura celebrada por D. Alberto Ramos cantada pelo Coro das alunas do colégio Santa Clara, dirigido pelas Irmãs Missionárias, em comunhão conjunta com o Coro da Catedral. Pelas 16h30min foi realizada a Hora Santa para os Sacerdotes e Religiosos na Catedral. Na parte da noite, às 20h, na Praça do Congresso, houve conferência, dramatização da peça: “Madre Imaculada” e a Bênção do Santíssimo Sacramento.
O dia 16 foi dedicado às crianças. Às 6h30min aconteceu a Missa Pontifical, cantada pelo Coro das crianças do curso primário. Às16h30min aconteceu a Hora Santa para as crianças na Catedral. E à noite, na Praça do Congresso, houve conferência, números de arte musical pelo Coro da Catedral e a Bênção Sacramental.
Dia 17 aconteceu a homenagem ao Revmo. Frei Plácido Tolle, OFM, na comemoração de suas bodas de ouro sacerdotais. Às 6h30min a Solene Missa cantada pelo Coro da Catedral e celebrada pelo jubilando na Praça do Congresso. De tarde, aconteceu a Hora Santa para senhoras e moças na Catedral. De noite, às 20h, na Praça do Congresso: houve conferência, um jogo cênico sobre a Santa Missa, uma homenagem da mocidade santarena aos sacerdotes e a Bênção Sacramental. Às 23h – Hora Santa para os homens, seguidos de uma Missa solene para os homens, realizada à meia noite.

Finalmente, no dia 18 de dezembro de 1960, foi realizado o solene encerramento do Congresso. Começando com a Missa Pontifical cantada pelo Coro da Catedral. De tarde, às 17h, ocorreu a solene procissão Eucarística, percorrendo do seguinte trajeto: Saída da Catedral, Trav. Barão do Rio Branco, Av. São Sebastião, Trav. 15 de Agosto, Rua Siqueira Campos, Praça Mons. José Gregório até a Praça do Congresso. Na chegada da procissão houve a Consagração dos Municípios ao Sagrado Coração de Jesus, seguida da solene Bênção do Santíssimo Sacramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário