quarta-feira, 17 de agosto de 2016

O Segundo Congresso Eucarístico de Santarém (1974)



Entre os dias 12 e 15 de dezembro de 1974, aconteceu o Segundo Congresso Eucarístico de Santarém. Na primeira noite do Congresso aconteceu uma procissão luminosa de abertura com os cristãos dos diversos bairros convergindo para o encontro fraternal na Praça de São Sebastião (vide foto).

Tendo como tema “O PÃO QUE DEVE SER REPARTIDO”, o referido Congresso teve como foco os diversos grupos e clubes da Prelazia, que se apresentaram na primeira noite mostrando a todos as diversas contribuições que os mesmos davam à Prelazia e às comunidades, através do seu serviço, quer dizer sua maneira de repartir o pão de cada dia. Na celebração de abertura foi cantada a Missa do Encontro.
No dia 13, segunda noite do Congresso que teve como tema: “PARA QUEM...”, tendo como foco a Juventude Santarena. Os jovens da Prelazia tomara parte especial na liturgia deste dia, focalizando que o pão que é repartido com eles é um Pão desafiante para aceitar o convite de Cristo de viver sua Mensagem no Mundo. Na celebração deste dia foi cantada a Missa da Alegria. Logo em seguida aconteceu um pequeno show para a juventude.
No dia 14, durante a terceira noite do Congresso, que teve como tema: “POR QUEM...” o Congresso teve uma liturgia em que todos os Ministros (Veteranos) da Eucaristia renovaram o seu compromisso de repartir o Pão por seu serviço prestado as suas comunidades. Na Celebração deste dia foi cantada a Missa da Eucaristia.

Finalmente, no dia 15 de dezembro, aconteceu a procissão de encerramento do Congresso Eucarístico da Prelazia, com solene Concelebração Eucarística. Nota: neste Congresso foi formado um coral com mais de 100 vozes. Após o encerramento do mesmo, o coral continuou suas atividades com o nome de Coral de Santarém, que infelizmente encerrou suas atividades há quase 20 anos. Era composto por muitas pessoas que faziam parte do antigo Coro da Catedral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário