sábado, 6 de agosto de 2016

Os comícios políticos em São José e Belterra – 1946

À noite (de 24 de dezembro), dirigiram-se os caravaneiros, acompanhados das vibrantes correligionárias da Legião Feminina Magalhães Barata, do amigo dedicado e sincero que é Abemor Comarú e membros do Diretório Municipal, à Colônia de São José, 24 quilômetros distante da cidade de Santarém, onde ouvimos a Missa do Galo e realizamos, antes, animado comício na praça pública, delirantemente aplaudido por todos os colonos que ali se achavam.

Ontem, 25, dia de Natal, às 15 horas, dirigimo-nos em lancha particular para Belterra, onde fomos recebidos carinhosamente pelo povo, tendo à frente, as figuras prestigiosas dos nossos prezados amigos: Francisco de Assis Evangelista, Dr. José Clarindo Martins e Joaquim Albuquerque, visitando demoradamente o suntuoso hospital, uma das melhores instituições no gênero existentes no país.
Depois dessa visita, dirigimo-nos à Praça principal, onde realizamos animado e concorrido comício, tendo usado da palavra Joaquim Albuquerque, que fez a apresentação dos caravaneiros: Álvaro Paz do Nascimento e Benedito Carvalho, que arrebataram de entusiasmo em torno dos nomes do senador Magalhães Barata e do Major Moura Carvalho, o vibrante povo de Belterra.
Às 24 horas do dia 25, deixamos Belterra de regresso a Santarém, onde realizaremos, hoje à noite (dia 26), no bairro da Aldeia, mais um grande comício em prol da candidatura do major Moura Carvalho.


NOTA: Publicado no Jornal O Liberal de 03 de janeiro de 1947.

Nenhum comentário:

Postar um comentário