sábado, 17 de setembro de 2016

O retorno do Sairé no ano de 1973

Depois da proibição de 1943, o Sairé passou a ser uma história, quase uma lenda, contada para poucas pessoas. Entre as pessoas que ouviram as histórias estava o Governador do Estado do Pará, Fernando Guilhon que, entusiasta da arte e da cultura, incentivou a que se reavivassem antigas tradições da Vila de Alter do Chão. Agora não mais sob os auspícios da Igreja Católica, mas independente dela. O Sairé voltou como um festival folclórico. Esse retorno foi assim documentado pelo “O Jornal de Santarém”, publicado no dia 23 de junho de 1973:


ALTER DO CHÃO REVIVE FOLCLORE:
Amanhã a Vila de Alter do Chão estará recebendo um apreciável número de visitantes que irão prestigiar a iniciativa dos habitantes da terra dos Sardinhas, fazendo reviver as emoções das antigas danças e outros usos e costumes que já estavam quase perdidos na poeira do tempo.
A promoção conta com o apoio da Prefeitura Municipal e de diversos proprietários de blocos juninos que estarão se exibindo hoje e amanhã na aprazível comunidade do Lago Verde.
Essa iniciativa, além de reviver as tradições daquela gente boa, vai chamar a atenção dos visitantes para os aspectos turísticos que a localidade oferece e também para as excepcionais condições de tranquilidade e repouso que se pode desfrutar num fim de semana, a sombra do arvoredo, e ao sabor das cálidas águas do Tapajós.

E mais ainda, na mesma edição do jornal:

ALTER DO CHÃO ENCERRA FESTIVAL:
Com a presença do sr. Prefeito Municipal, que tem também a incumbência de representar s. excia. o sr. Governador Fernando Guilhon, a Comunidade de Alter do Chão vive os últimos instantes do grande “Festival do Folclórico”(sic) que lá se está realizando desde o dia 20 do corrente, com grande movimentação.
O ponto alto do festival gira em torno do SAIRÉ que está sendo revivido com Mastro, Labarda (sic), Sairé, Saraipora, Capitão, Sargento, Alferes, Rufadores, Juizes e Mordomos, destacando-se também as danças do Lundu, Marambiré, Valsa Ponta de Lenço, Desfeiteira, etc.
O sr. Prefeito Municipal deverá estar seguindo às 8 horas de hoje, estando com o regresso marcado para o dia de amanhã, após o encerramento do grande festival que está prendendo a atenção de muita gente que se tem deslocado para a centenária Vila dos Sardinhas, a fim de ver e aplaudir aqueles que estão fazendo reviver uma das maiores tradições daquela localidade.

A comissão organizadora deste “retorno” do Sairé ficou assim constituída:

Juiz: Edno José Branco
Juíza: Terezinha Lobato de Sousa
Procuradores: João Costa e Ana Maduro
Coordenador Geral: Argentino Sardinha

O Sairé de Alter do Chão voltou desprovido de suas linhas originais (era celebrado juntamente com a Festa da Padroeira da Vila, Nossa Senhora da Saúde, passando agora a fazer parte de um “Festival Folclórico”). Ironicamente, o evento que foi criado pelos padres, foi suprimida pelos mesmos padres: no caso de Alter do Chão, pelos frades franciscanos recém chegados dos Estados Unidos.


NOTA: Publicado no Livro “Alter do Chão e Sairé: Contribuição para a história”, publicado pelo autor do blog em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário