sexta-feira, 18 de novembro de 2016

De uma hora para outra jorrará petróleo em Alter do Chão – 1955

Notícias chegadas de Santarém dão conta de que a sonda petrolífera que perfura na localidade denominada Alter do Chão, nas proximidades daquela cidade, ao atingir 800 metros, encontrou uma formação salina, idêntica a de Nova Olinda.

UMA REPETIÇÃO DE NOVA OLINDA
Nossa reportagem procurou ouvir diversos técnicos sobre a importante notícia, deles colhendo sensacionais informações. A camada de sal encontrada é indício segura da existência de petróleo e a sua ocorrência, em profundidade semelhante à de Nova Olinda, permite esperar uma formação geológica idêntica, isto é, com imensas possibilidades.
Esclareceram-nos ainda que a direção das siaclinais naquela bacia sedimentar, tem a direção Leste-Oeste, o que vale dizer, as dobras do terreno são paralelas ao rio Amazonas. Tal fato significa que mesmo estando Alter do Chão a cerca de 500 quilômetros de Nova Olinda, é lícito supor tratar-se de um mesmo campo petrolífero de dimensões extraordinárias.
A se confirmarem, como tudo leva a crer, essas previsões, veremos repetir-se em breve o sensacional acontecimento das margens do rio Madeira, que encheu de júbilo todo o país.


NOTA: Publicado no Jornal Tribuna do Povo de 03 de maio de 1955.

Nenhum comentário:

Postar um comentário