sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Documento histórico: O Inventário da Catedral de Santarém – 1943

Inventário da Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Santarém: 10 de março de 1943

Capela mor: novo Tabernáculo de aço com moldura feita por Durval Braga em 1943.
A imagem de Nossa Senhora da Conceição foi substituída pela imagem antiga, guardada até este ano na capela do batistério.

No altar-mor encontram-se os seis castiçais, altas brancas de metal e ao lado direito do altar, num nicho a imagem de S. Vicente de Paula de 1,80m de altura, e ao lado esquerdo a imagem de S. José, da altura 1,80m reformada em fevereiro de 1943, por conta de D. Hilda Mota, no colégio das irmãs pela irmã Ana. No lado do Evangelho, na nave da Igreja fica o altar do Sagrado Coração de Jesus com imagem linda de 1,80 altura, e mais adiante o altar de S. Francisco de Assis, indo ao lado direito uma pequena imagem (50 cm) de Santo Antônio, e ao lado esquerdo outra de Santa Terezinha.
No lado da Epístola acha-se o altar de Nossa Senhora do Rosário com linda imagem – sendo o antigo altar de Bom Jesus, removido por Mons. Anselmo Pietrulla que, cuidou de reformar o grande crucifixo de bronze doado por Martins. Esta imagem estava pintada, porém, agora ficou outra vez com a cor de bronze, de que é feito.
Ainda ao lado direito do arco que separa o corpo da Igreja e a capela Mor está colocada uma imagem de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e no outro lado do arco outra imagem de São Pedro Apóstolo.
Pertinho desta imagem foi construído, em 1942, também um lindo púlpito a 2 metros de altura, foi feito por Durval Braga e custou 1.600 cruzeiros pagos pela Pia União das Filhas de Maria.
Este mesmo marceneiro fabricou também 36 bancos modernos para ajoelhar que custaram 5.000 cruzeiros e foram pagos pelo Apostolado de Oração de Santarém.
No mesmo ano de 1942 foi também arrancado o velho assoalho de tabocas de cedro e o corrimão que separava o corpo da Igreja e os altares laterais, sendo feito um novo chão de mosaicos.
Em 1942 ainda os velhos confessionários foram substituídos por novos mais cômodos e mais decentes.
Mais numa aquisição útil foi feita já em 1941: o novo Harmonium, que custou 600 cruzeiros. O antigo Harmonium passou para a nova Igreja de São Raimundo, na aldeia.
Na torre da Matriz: um sino maior e 2 sinos pequenos chamam os fieis para a Santa Missa. Havendo esperança que o sino grande, emudecido já muitos anos, possa ser concertado.
Nos fins de 1942 também o consistório recebeu finalmente um forro e uma nova pintura, também o grande crucifixo (da antiga capela da Missão dos Tapajós) foi reformado. A festa de Nossa Senhora da Conceição, realizada aos 8 de Dezembro de 1942, deu um saldo de 20.000.00 cruzeiros.

Utensílios Sacros existentes na Matriz.
2 Ostensórios
1 relicário com partícula do lenho Sagrado
4 ambulas
6 cálices para missa
1 bursa de enfermos, santos óleos, etc.
2 Turíbulos de prata com navetas também de prata
1 cruz processional
1 cruz para enterro
1 Pia para arperges.
1 capela branca para missa Pontifical e Utensílios
4 capas de asperges brancas
2 idem roxas
1 idem preta
1 idem verde
2 véus de ombro brancos
8 pequenas estolas para enfermos (paroquial)
8 estolas grandes
3 paramentos brancos bons
4 paramentos brancos comuns
6 paramentos vermelhos
4 paramentos roxos
4 paramentos pretos
4 paramentos verdes


NOTA: Trecho do livro “A Catedral de Santarém”, de Pe. Sidney Canto, lançado em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário