quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Sobre os primórdios do escoteirismo em Santarém

Não obstante a campanha de descredito que os nossos confrades do semanário O Município, de Alenquer, estão movendo contra o raidman Oscar Lemos, prossegue com entusiasmo a instrução militar que vêm recebendo os futurosos escoteiros conterrâneos.

Nem outra podia ser a atitude de nossa mocidade, visto como incoerência seria duvidar da autenticidade do escoteirismo de Oscar Lemos, o heroico vencedor do raid Rio Grande – Pará, pois não podem ser tomadas como duvidosas as credenciais que apresentou.
Por isso foi que, no desejo de ver comprovada essa autenticidade, o dr. Alarico Barata telegrafou ao Comandante Villar nesse sentido, tendo como resposta, que vale por um testemunho valioso, a confirmação de que Oscar Lemos é escoteiro de verdade e merece o prestígio, o acatamento da gente de Santarém.
Nós, que nunca duvidamos das credenciais do intrépido boy-scout patrício, por isso mesmo ficamos satisfeitos com a resposta de Frederico Villar, a qual vem derruir a mesquinha campanha de quem vem sendo alvo Oscar Lemos.
Prossiga o jovem escoteiro na sua ação patriótica, feche os ouvidos às verinas dos descontentes e conte com o nosso desinteressado apoio no sentido de ver realizado o escoteirismo em Santarém.
Publicamos em seguida o telegrama do Comandante Villar ao dr. Alarico Barata:

Oscar Lemos é escoteiro. Convém aproveitar sua presença ai para organizar o Grupo Escoteiro Mar. Peço para agradecer firma V. Bastos sua nobre colaboração construção abrigo pescadores. Vossas iniciativas merecem meu apoio. Saudações cordiais.
Villar, Capitão de mar e guerra.


NOTA: Publicado no jornal A Cidade, de 20 de junho de 1925.

Nenhum comentário:

Postar um comentário