quarta-feira, 1 de março de 2017

A Visita do Embaixador do Japão em Santarém – 1933

Os fastos sociais santarenenses acabam de ser enriquecidos com o registro, muito honroso para nós da visita do ilustre diplomata nipônico, senhor Kinjiro Hayachi, embaixador do Japão em nosso país, verificada no dia 30 de dezembro recém findo.
Viajando no “Parintins”, o embaixador do país das gueixas, que se faz acompanhar de luzida comitiva, tem por intento inspecionar as colônias agrícolas japonesas da Amazônia, sendo Manaus o ponto terminal de sua viagem.

Atracado o confortado “Gaiola” ao trapiche municipal, precisamente às 13 horas do dia referido, recebeu o distinto viajante os cumprimentos do representante do sr. Prefeito, seu secretário o sr. Manoel Maria de Macedo Gentil, do sr. dr. Juiz de Direito da Comarca, de outras autoridades e pessoas gradas.
Após os cumprimentos e apresentações do estilo, o sr. Embaixador, acedendo ao convite do Secretário da Comuna, desembarcou em companhia de membros da sua comitiva, indo todos, em quatro automóveis, com destino a uma:
Visita à Zona Agrícola
Fazendo o percurso da longa rodovia “Major Barata”, que liga nossa urbe aos centros agrícolas, os distintos visitantes chegaram, aos 60 minutos, ao Campo Experimental de Sementes Têxteis, onde, guiados pelo respectivo Chefe, dr. Paulo Cabral, procederam a exames de terras e colheram dados diversos e informações outras de que necessitavam. Passando-se após, para o sítio “Andirobal”, ali procederam igualmente, não esquecendo de elogiar do vegem [sic] vez as qualidades das nossas terras. De “Andirobal” rumaram para o Centro Agrícola “São José”, onde foram recebidos pela Superiora e pelo Capelão, padre José. Nesta propriedade, que é administrada pela Prelatura, demoraram-se também os dignos visitantes em exame de terras e colheita de informações. Examinando o café produzido no campo de São José, o sr. Embaixador ficou entusiasmado com a sua qualidade, que julgou especial e uma das melhores conhecidas.
De São José, os visitantes voltaram a esta cidade, aqui chegando às 15 horas, indo então fazer uma visita à Prefeitura, onde foram recebidos pelo sr. Secretário, respondendo pelo expediente, e outras autoridades.
Na excursão à zona agrícola, os visitantes foram acompanhados pelos senhores Manoel Maria de Macedo Gentil, secretário da Comuna; dr. Climério de Mendonça, juiz de direito; dr. Borges Leal, advogado e industrial; Victorino Silva e outras pessoas que lhes ministraram as informações precisas.
As impressões colhidas pelo senhor Embaixador e comitiva foram as melhores possíveis, como tiveram ocasião de manifestar mais de uma vez.
Recepção no Theatro Victoria
Não obstante a forte chuva que desabou, impossibilitando, assim, o comparecimento de maior número de convivas, marcou sem dúvida, nota de realce, a recepção festiva ao sr. Embaixador do Japão, no Theatro Victoria.
Promovida pela Prefeitura Municipal, a linda festa teve a abrilhantada presença de grande número de senhoras e senhorinhas do nosso escol, distintas autoridades e pessoas de relevo social.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 03 de fevereiro de 1934.

Nenhum comentário:

Postar um comentário