quarta-feira, 17 de maio de 2017

O dia dos Congregados Marianos no mês de Maio – 1937

Mau grado a torrencial chuva que desabou na cidade, na manhã do dia 23 do corrente, prejudicando sensivelmente o brilho das homenagens dos Marianos à sua Excelsa Mãe Maria Santíssima, realizou-se a festa da “Congregação Mariana dos Moços”, de conformidade com o programa anunciado.
Em virtude da inundação das ruas da cidade, foi impossível fazer-se o desfile do Colégio São Francisco à Matriz, dirigindo-se de suas residências para a Igreja os marianos que moram mais próximo do Templo Católico.
Cerca de 150 marianos compareceram para assistirem a Santa Missa, que teve início às 9h da manhã, depois da admissão de candidatos e consagração de novos marianos.

Cantaram a Missa, acompanhada à grande instrumental, os marianos do Corpo de Cantores da Congregação, recebendo a Santa Comunhão, por essa ocasião, todos os Marianos presentes. Terminada esta, já às 10,30 horas, dirigiram-se os Marianos incorporados, até o Colégio de Santa Clara, onde sorveram o esperado chocolate. À tarde realizou-se a sessão solene, com a comparência de sua Revma. Dom Amando; Dr. Borges Leal, prefeito municipal; Dr. Climério Mendonça, D. Juiz de Direito desta Comarca, e muitos marianos e diversas pessoas gradas. Iniciando-a, usou da palavra o Diretor atual da Congregação Mariana, Frei Pio, que dá a presidência à sua Revma. Dom Amando. Aberta a sessão, o presidente empossa a nova diretoria da Congregação, que regerá o seu destino no período de 1937-38. Pelo Secretário é lida a ata da sessão anterior. Toma a palavra o presidente da Congregação, Osman Bentes de Souza, que profere brilhante oração. Usaram da palavra os oradores da Congregação – Adamor Macedo e Jorge Sarmento. Depois de cantado o hino dos Marianos, Frei Pio convida as autoridades e os Marianos a irem até a Praça da Matriz, a fim de ser batida uma chapa fotográfica do grande dia.
À noite, depois da admissão de candidatos e consagração de novos marianos que não puderam comparecer pela manhã, foi cantada pelos marianos a Ladainha, acompanhada à grande orquestra.
A ornamentação, como nos demais anos, graças aos esforços de Osman Bentes e comissão encarregada, esteve magnifica, despertando admiração geral dos que tiveram a ventura de penetrar na Igreja Matriz nessa noite. Ao terminar a Ladainha, a “Philarmonica Santa Cruz” executou, no Coreto Central da Praça Monsenhor José Gregório, várias partituras de seu repertório.


NOTA: Publicado no Jornal O Mariano de 30 de maio de 1937.

Nenhum comentário:

Postar um comentário