terça-feira, 16 de maio de 2017

Palavras Justas sobre Dom Amando – 1931



Defluiu ontem, 08 de maio, o aniversário natalício de D. Frei Amando Bahlmann, esforçado e digno Bispo-Prelado de Santarém.
Sinceramente não poderá haver santareno digno desse nome “amando” verdadeiramente a terra ubertosa e bela deste recanto pátrio, que desconheça o esforço fulgente e a nobreza altamente significativa, da abnegada falange de religiosos franciscanos, que por nós trabalha, e à sua frente a figura respeitável e austera de Dom Amando.

Não poupando esforços, consumindo os anos preciosos de sua útil existência, tem esse Prelado trabalhado sem cessar pelo engrandecimento da Prelazia, que em boa hora lhe foi confiada.
Já na catequese dos mondrucús [sic] que só por si reclama uma abnegação rara, já na reforma de nossa linda matriz, na construção do esplêndido Orfanato, da residência e colégio dos Franciscanos, na do nosso belo Hospital, tudo isso obra quase exclusivamente sua, ou devido ao seu ingente e continuado esforço, constituem justos títulos de benemerência. Não pequena deverá ser a canseira, o devotamento e o esforço verdadeiramente evangélicos e nobilíssimos, para instruir, vestir e manter tantas e tantas crianças e também para manter o Hospital.
Como genuíno santareno, é com desvanecimento que saudamos o ínclito Prelado, no momento em que transpõe o seu septuagésimo aniversário.
Sem obaleirismo e ab uno pectore.
Gabriel.


NOTA: Publicado no jornal Gazeta do Norte de 09 de maio de 1931.

Nenhum comentário:

Postar um comentário