quarta-feira, 17 de maio de 2017

Sobre o novo Trapiche Municipal – 1931



O nosso lendário Trapiche, que é um borrão a manchar o progresso de nossa terra, por imprestável já para o fim a que foi destinado, está há muito reclamando aposentadoria. Pequeno em excesso o seu galpão para agasalhar as mercadorias que importamos por quase todos os navios que ingressam o nosso porto; quase inservível a sua desmantelada ponte e inacessível o seu todo à atracação de embarcações de regular porte – o velho e heroico – deixem passar o termo – o velho e heroico trapiche municipal precisa ser substituído por um outro que corresponda às nossas hodiernas necessidades.

Por haver assim compreendido, o senhor Prefeito Municipal tomou a si o encargo de construir um trapiche consentâneo com o nosso adiantamento, adequado ao nosso desenvolvimento de nosso intercambio comercial. Para isso, já entrou sua excelência em entendimentos com a gerência da Companhia Ford Industrial do Brasil, que vai fornecer o aparelhamento necessário à consecução do útil empreendimento.
Não tardará, pois, vejamos iniciada a grande obra que virá dotar Santarém de mais um melhoramento e deixar o salvo de apreensões a quantos se incumbem do mister de entregar e receber cargas aos navios que nos visitam.

NOTA: Publicado no jornal Gazeta do Norte de 16 de maio de 1931.

Na foto pode-se ver a construção do novo “galpão” do Trapiche, que substituiu o pequeno galpão anterior (também visto na foto). Na praia, pode-se ver as estacas usadas na construção feita pelo então prefeito Ildefonso Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário