terça-feira, 20 de junho de 2017

Crônica de uma viagem de Magalhães Barata pelo Baixo Amazonas em 1944


Faro, Juruti, Oriximiná, Óbidos, Alenquer, Monte Alegre, Santarém, Prainha, Almeirim, Porto de Moz, Gurupá, Breves, Curralinho e Muaná são os municípios deste Estado que estão sendo visitados pelo Interventor Federal, coronel Magalhães Barata, numa longa viagem de inspeção. Uma comitiva composta de médicos, enfermeiros e técnicos acompanha o Chefe do Estado nessa viagem, a fim de que sejam estudados os vários e complexos problemas dessa região e tomadas, imediatamente, as providências que se tornam necessárias.

Nos municípios do Baixo Amazonas, por onde está passando o coronel Magalhães Barata, estão sendo fundadas cooperativas agrícolas e escolares, as quais serão aparelhadas com material levado pelo vapor “Aquidaban” em que viaja a comitiva. De todos esses municípios, por intermédio de uma estação telegráfica montada a bordo do navio pelo DEIP, estão chegando notícias não somente das homenagens que a população presta ao Chefe do Estado, como também das determinações feitas pelo coronel Barata no sentido de melhorar as condições de vida do povo.
Um município que não precisa de cadeia
O tranquilo município de Faro, que acaba de ser visitado pelo Interventor Federal é o único da região que dispensa a existência de uma cadeia. Em compensação, o coronel Magalhães Barata baixou ordens segundo as quais serão instaladas ali escolas e postos médicos. Ordenado também foi ao prefeito que promovesse rigorosa campanha contra o alcoolismo, pois em algumas casas de comércio as prateleiras não ostentam outro produto. A população queixou-se da exploração de que vem sendo vítima por parte dos vendedores de instrumentos agrários. Os comerciantes, a convite do Chefe do Estado, reuniram-se na Prefeitura e ali, o coronel Magalhães Barata comunicou-lhes estar perfeitamente a par de seus movimentos, aconselhando-os a cooperar com o povo em vez de procurar obter desonestamente lucros exorbitantes.
Medicamentos
Nos municípios até agora visitados pelo Interventor Federal tem sido medicadas centenas de pessoas, vítimas de febres palustres, às quais não era prestada a necessária assistência. A instrução pública merece também a atenção do Chefe do Estado e suas determinações dão nova orientação ao ensino no interior. Os agricultores são ouvidos e suas reclamações são atendidas, incontinenti, sendo fornecido aos mesmos não somente o material necessário para maior incremento da produção, como também sementes, etc. As cooperativas fundadas são o maior estímulo aos homens da terra.
Exibição de Filmes
Acompanha o Interventor Federal nessa excursão, o cinematografista Libero Luxardo. Não se descuida o coronel Magalhães Barata com a necessidade de diversão do povo e, desse modo, vai fazendo exibir em todos os municípios, vários filmes, inaugurando ainda cinemas.

Publicado no jornal Imparcial de 25 de novembro de 1944.


Nenhum comentário:

Postar um comentário