segunda-feira, 17 de julho de 2017

A Abertura da Estrada de Aramanai a Santarém – 1933

Compreendendo os problemas máximos de Santarém – viação e água – e não tendo recursos suficientes para solucionar a ambos, conjuntamente, o sr. Cap. Ildefonso Almeida, D.D. Prefeito Municipal, está curando de dotar este município, o mais possível, de boas estradas de rodagem, que liguem esta cidade às colônias.

Foi neste intuito que comissionou o engenheiro geográfico Benedicto Belém, do estudo dos varadouros que comunicam o lugar Aramanahy, à margem direita do rio Tapajós, com as colônias centrais do município, ligadas a esta cidade por estrada já trafegada por caminhões e automóveis.
Aquele profissional, partindo de Aramanahy a 14 de junho p.p., alcançou com o percurso de 1.000 metros, mais o menos, o alto do planalto deste município, vindo por ele de uma distância de 24 quilômetros, aproximadamente, até a colônia do Tracoá, centro cultivado e que tem comércio com esta cidade. Dessa colônia alcançou a de Lavras, ponta da estrada já em tráfego, com 12 quilômetros de percurso, sendo este trecho o de mais difícil execução, pois nele se acham as cabeceiras do Igarapé-assú, com diversas grotilhas. Todo o resto da estrada será lançada sobre uma só terra com pequenas depressões, sem grandes serviços. Nos seus estudos, informou-nos aquele profissional ter percorrido a extensão de 63 ½ quilômetros, gastando quatro dias.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 01 de julho de 1933.

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