terça-feira, 1 de agosto de 2017

Agosto na História do Baixo Amazonas e Tapajós


01 – Falece no Colégio Santo Alexandre, em Belém, o Padre Manuel Ferreira, que fora missionário nas missões do Rio Tapajós. Foi sepultado na Igreja de Santo Alexandre sem nenhuma cerimônia fúnebre, por ordem do Bispo do Pará (Dom Miguel de Bulhões) que, no dizer de Matias Rodrigues, “perseguia os Padres da Companhia, ainda depois de mortos” (1760).
02 – São sepultados na Igreja Matriz de Monte Alegre, os ossos dos que foram mortos no combate do dia 20 de abril daquele mesmo ano. Assim se expressa do Senado da Câmara de Monte Alegre que “determinou serem juntos todos os ossos que se achavam dispersos pelo campo e serem conduzidos para esta igreja (a matriz de são Francisco em Monte Alegre) no dia 2 de agosto foi convidado todo o Povo pelo seu Pároco que junto com o Senado e a Irmandade do Santíssimo Sacramento e São Benedito se dirigiram em solene procissão do meio do Campo conduzindo os ossos de todos quantos nesta Guerra Civil perderam a vida sepultando-se na Igreja aonde foram encomendados como manda o Ritual Romano e a mesma Igreja” (1824).
03 – Chegam a Santarém os franciscanos: Frei Amando Bahlmann, Frei Capistrano Niggemeyer e Frei Camilo Lauer, OFM (irmão leigo). No dia seguinte Frei Amando toma posse como segundo Prelado de Santarém (1907).
04 – Falece o jesuíta Padre Manuel Pires. Conhecido como “Clérigo de Paredes”, fora Missionário da Aldeia do Tapajós e realizou para ela descimento de diversas tribos de índios. Era conhecido entre os jesuítas pela sua fama de santidade e também por “adivinhador de coisas ocultas”, um profeta por meio dos sonhos. Após subir num “Descimento” ao Rio Solimões, em 1671 voltou com dificuldades na vista ficando cego no ano seguinte. Não há informação exata do seu lugar de falecimento podendo ter sido em Belém ou em alguma Aldeia vizinha (1678).
05 – No jornal “Baixo Amazonas”, desta data, o deputado Augusto Montenegro informou que o projeto de uma via férrea ligando a cidade de Santarém até a cidade de Cuiabá fora incluída no plano geral das Estradas de Ferro. Augusto Montenegro, quando Governador do Estado, anos mais tarde, iria concluir a Estrada de Ferro Belém-Bragança esquecendo a estrada prometida para o Oeste Paraense (1893).
06 – Há 10 anos... Falece em Santarém, na UTI do Hospital Municipal, Dom Lino Vombommel, Bispo Emérito da Diocese de Santarém. Dom Lino havia sucedido Dom Tiago Ryan em 1985 e ficou como Bispo Diocesano até abril de 2007, quando Dom Esmeraldo Barreto o sucedeu. Sua morte deu-se em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (2007).
07 – Nasce, em Belterra, o padre Raimundo Vieira dos Santos. Ordenado presbítero da Dioceses de Santarém, trabalhou como pároco das paróquias de São Francisco do Caranazal, Mojuí dos Campos e Aparecida (1957).
08 – Nasce o Historiador João Bento Veiga dos Santos. Pesquisador autodidata, secretário da Cúria Diocesana, autor de diversos livros sobre a História de Santarém e da Região (1925).
09 – Nasce em Lisboa, Portugal, o Padre Júlio Pereira, SJ, missionário do Tapajós. Realizou sua profissão solene em 1732, na Aldeia dos Tapajós e ajudou a missionar os índios do referido rio. Deportado para Portugal, a mando do Marques de Pombal. Em 1775 veio a falecer na referida prisão (1698).
10 – Nasce em Faro o Padre José Nicolino de Souza, filho de mãe indígena. Foi Missionário nos rios Trombetas e Cuminá, afluente do primeiro. Em 1877, padre José Nicolino de Sousa funda a cidade de Oriximiná (1836).
11 – Por iniciativa do Dr. Alarico Barata, juiz de direito interino da Comarca de Santarém, é realizada na sede da comarca uma sessão solene em comemoração do “Centenário da fundação dos Cursos Jurídicos no Brasil (1927).
12 – Chega a Santarém Frei Lino Vombommel, foi recepcionado no Aeroporto por Dom Tiago e autoridades e foi acolhido pelo povo numa carreata até a Catedral (1981).
13 – Benção Solene da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus em Fordlândia, presidida pelo Vigário Capitular Frei Domingos Hermanns, com a assistência de Frei Tadeu Prost, Frei Othmar Rollman, Frei Braz Schiltgen e Frei Vitorino Micka. Essa igreja foi construída por Dom Tiago, que não pode estar presente na inauguração da mesma (1950).
14 – É redigida a “Breve Notícia do Tapajós” pelo Padre Manoel Ferreira. Descrevendo o descobrimento das cabeceiras do rio Tapajós, realizada em 1742 pelo sertanista Leonardo de Oliveira (1751).
15 – Lançamento da pedra fundamental do Convento e do Colégio Santa Clara. Neste mesmo dia duas santarenas (as primeiras) ingressam na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição. A planta original é de Frei Berardo Erckmann, OFM (1913).
16 – Monsenhor Frei Anselmo Pietrulla é nomeado Administrador Apostólico da Prelazia de Santarém. O fundador do Colégio Dom Amando (além de outras obras em favor da terra tapajônica) ficou à frente da então Prelazia até o ano de 1949, quando foi transferido para a Diocese de Campina Grande (1941).
17 – Dom Romualdo de Sousa Coelho cria a Vigararia Geral do Baixo Amazonas, com sede na Vila de Santarém, para poder melhor administrar a Diocese do Pará, que compreendia toda a Amazônia (1821).
18 – O governo da Província manda fornecer dois cofres chapeados de ferro, um para uso da Colônia Militar de Óbidos e outro para a Fortificação Militar (Forte Pauxis) em obras na mesma cidade (1855).
19 – Chega à cidade de Santarém a frota da Marinha Brasileira, responsável por restabelecer a “ordem”, diante do grupo de militares revoltados que havia tomado a cidade. Repõem as autoridades legais nos seus postos e, após breve tiroteio, reconquistam a lancha “Luiz Bastos”, com tripulação de nove homens (1924).
20 – Fundação da Associação de Operários Estivadores de Santarém (Atual Sindicato dos Estivadores). Na época além dos estivadores também alguns “catraieiros” faziam parte da dita Associação. Hoje as catraias só existem no inverno de “Alter do Chão” (1927).
21 – O Thesouro Publico Provincial do Pará, na pessoa do seu oficial, Francisco Antonio de Paiva, anuncia “a arrematação da abertura da estrada projetada no rio Tapajós, com 33 milhas e meia de extensão e 4m e 50 de largura” ligando o furo do Pacu (próximo à primeira cachoeira) até o Jamanxim (1872).
22 – Dom Amando Bahlmann, em viagem a Roma, anexa à “Prima Primária de Roma”, a Congregação Mariana dos Moços de Santarém. Fundada por Frei Ambrósio, a Congregação Mariana de Santarém foi, por muitos anos um referencial no trabalho católico junto ao público masculino da cidade (1920).
23 – Chegam à Fordlândia, no vapor “Itaituba”, os primeiros frades americanos para trabalhar naquela comunidade: Frei Tiago Ryan e Frei Junípero Freitag. Ambos vieram para atender ao pedido da companhia Ford, que se recusava a receber os frades alemães em suas posses na Amazônia (1943).
24 – O Governo Federal ordena a montagem de uma bateria de canhões de calibre 15 para defesa militar do porto da cidade de Óbidos (1899).
25 – Nasce em Luxemburgo, o Padre João Felipe Bettendorff, que em 1661, juntamente com o irmão jesuíta Sebastião Teixeira, iriam fundar a Missão de Nossa Senhora da Conceição dos índios Tapajós, no berço do que hoje é a cidade de Santarém (1625).
26 – Exatamente às 16h e 40min, quando toda a força naval se preparava para atacar os revoltados, na cidade de Óbidos, um radiograma emitido pelo quartel da cidade pede a suspensão imediata das hostilidades e propõe a rendição incondicional dos amotinados (1924).
27 – Por volta das 15h30, uma forte chuva de granizo ocasiona prejuízos em diversos prédios de Vila Curuai, no Lago Grande. Entre eles o da Escola, do sub-posto Sanitário e diversas casas comerciais e particulares. A capela de Nossa Senhora de Nazaré, entretanto, não sofre nenhum dano (1926).
28 – O Pastor Richard Thomas Hennington começa a construção de um trapiche para a atracação de navios a vapor, no mesmo local onde hoje se encontra o atual trapiche da praça do pescador, construído sobre os “escombros” do edificado por Hennington (1883).
29 – Mons. Frederico Costa, Prelado de Santarém, extingue a Irmandade de Sant’Ana, em Óbidos, ordenando que seus livros, documentos e bens fossem entregues ao pároco de Óbidos. A Festa da padroeira de Óbidos, até então promovida pela Irmandade passaria a ser de competência do Pároco (1905).
30 – Em reunião extraordinária do Conselho de Governo da Vila de Santarém, este decide que não tem competência para dar anistia, mas que assegura o livre direito de ir e vir aos cidadãos portugueses expulsos de Tapajós (1834).
31 – Nasce o Cônego Raimundo Antônio Fernandes, que foi o pároco que mais tempo ficou a frente da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém. Cônego Raimundo também foi “Deputado Provincial” e um dos primeiros a fugir quando da invasão dos cabanos a Santarém, pois era o mesmo proprietário de terras e gado na região. Contudo, seu irmão, Padre João Fernandes, vivia pobre numa cabana junto aos índios da Aldeia (1798).

Nenhum comentário:

Postar um comentário