terça-feira, 8 de agosto de 2017

Henry Ford e a questão das estradas no município de Santarém – 1931



Considera Henry Ford (foto) os transportes como problema central de todas as atividades do mundo. E, referindo-se ao nosso país, disse o famoso magnata da indústria norte-americana, em recente entrevista que concedeu a um jornalista brasileiro: “Quando vejo um país grande como o Brasil, reafirmo a minha convicção de que estradas perfeitas e transportes rápidos transformaria a face de sua vida econômica, dando-lhe coparticipação muito mais importante nos negócios mundiais”.
De fato, o Brasil precisa de estradas, de muitas estradas.

Já tivemos ocasião de nos referir a que um dos pontos essenciais do programa que o sr. Ildefonso Almeida se impôs no desempenho da árdua função de chefe deste município, é a construção de uma rodovia que, partindo desta cidade, vá até o igarapé do Mujú.
Essa estrada, uma vez construída, servirá às colônias agrícolas de Andirobal, Igaçaba, São Francisco, Pimenta, Lavras, Pavão, Tabocal, Mojuhy, Morada Nova, Terra Preta e, com um ramal partindo de Andirobal, beneficiará igualmente as colônias de Tracoá, Cipoal, Cuiarana, Poço Branco, Olho d’Água, Genipapo, São José e Boa Fé.
É um empreendimento, esse, de alto alcance para o progresso de Santarém, ao qual sua excelência vem dando particular atenção, estando, mesmo, já, ao que sabemos, em via de estudos o seu próximo início.


NOTA: Publicado no jornal Gazeta do Norte de 22 de agosto de 1931.

Nenhum comentário:

Postar um comentário