segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Notícias de Faro e Terra Santa em novembro de 1911

No dia 1º (de novembro) terminou a festa do Sagrado Coração de Jesus, que celebrava na matriz da cidade, com grande pompa.
No dia 4, seguiram, em lancha especial para a Vila de Terra Santa os srs. Intendente Municipal, o dr. Juiz de Direito da Comarca, o Diretor do Grupo Escolar e as professoras do mesmo estabelecimento, donas Amalia Lavôr Cotrin e Silva e Rosalinda Cavalcante de Paula, a fim de efetuarem os exames nas escolas municipais da mesma Vila. Ao chegarem deu-se começo aos exames, sendo a bancada do sexo masculino presidida pelo Sr. Intendente e o feminino pelo dr. Juiz de direito.

Aos exames compareceram 75 alunos e 47 alunas, sendo satisfatório o resultado, usando da palavra, por longo tempo, o dr. Juiz de Direito que incitou a mocidade ao verdadeiro cumprimento dos deveres escolares.
À tarde desse dia, na mesma Vila, contraíram matrimonio o Sr. major Antonio R. Souza com d. Antonia Maria de Souza e Raymundo de Abreu com d. Luiza Coelho Azevedo, viúva do coronel Ramiro Campos Azevedo.
No dia 8 do corrente, foi muito festejado nesta cidade (Faro) o aniversário de exmo. Sr. Senador Pinto Ribeiro, digníssimo e prestigioso chefe político deste município. Ao romper do dia a Banda de Música Municipal tocou alvorada em coreto à Praça Padre João Monteiro, enquanto bastas girandolas de foguetes fendiam os ares em estrepitosa alegria.
As ruas principais da praça e a praça referida ostentavam belíssima ornamentação. Em toda a população da cidade, aumentada de um grande número de pessoas vindas do interior para tomar parte nos festejos do dia, via-se alegria e satisfação, ouvindo se por todos os lados elogios francos e vivas ao nosso distinto chefe. Muitos comprimentos foram transmitidos ao aniversariante por cartas e telegramas (via Óbidos), enquanto que diversos amigos, pressurosos, se dirigiam à residência do seu ilustre filho o major João Flexa Pinto Ribeiro, nosso digno Intendente, para o fazer por intermédio deste, a quem, também, por sua vez, cumprimentavam por tão justo acontecimento.
Em um lauto banquete oferecido pelo Intendente, em sua residência, tomaram parte diversos amigos do aniversariante, correndo tudo com a máxima alegria.
Au dessert foram feitos diversos brindes, entre os quais destacaram-se do dr. Abel Chaves, Juiz Substituto da Comarca e do coronel João de Deus da Silva Junior, diretor do Grupo Escolar. Ambos esses brindes foram cordiais e emocionantes. Por fim, em brinde de honra, agradeceu o intendente, convidando a todos os presentes a beberem pela saúde de nosso benemérito governador, dr. João Coelho, e pela do aniversariante  com vivas aos dois eminentes chefes e ao Estado do Pará.
Continuaram os festejos durante o dia, e prolongaram-se até alta hora da noite.

Faro, 20 de novembro de 1911.

Nenhum comentário:

Postar um comentário