quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Os festejos do “Sete de Setembro” em Santarém no ano de 1931

Por iniciativa do digníssimo Prefeito Municipal, sr. Ildefonso Almeida, a data de hoje, sete de setembro, que assinala o 109º aniversário de nossa independência política, será condignamente comemorativa em Santarém.
Aliás, desde ontem, domingo, que a nossa população se entrega às mais sinceras e entusiásticas demonstrações de regozijo pela passagem da nossa maior data nacional.


Fordlândia nos envia duas delegações esportivas
Procedentes de Fordlândia, Boa Vista, chegaram a esta cidade, pela manhã de ontem, as lanchas ZÉ-PINTO e LUIZ BASTOS, conduzindo inúmeros excursionistas que vieram assistir às festas de 07 de setembro, e duas embaixadas esportivas: uma do União Sport Club e outra do Scrath Amazonia Aliança.
A embaixada do “União” veio assim constituída: Delegação – Dr. Antônio Siqueira Mendes Rodrigues Pinagé, Geminiano Maia, José dos Santos Mesquita, Diógenes Tavares dos Santos, Alcides Daudet Pereira e Joaquim Ferreira de Albuquerque; Jogadores – Carlos Ferreira do Amaral, Anthenor Rocha, Noé Romeiro Gama, Octavio Teixeira, Lauro Santos, Antônio Nascimento Furtado, Manoel Pereira da Costa, Waldemar Collares, Sebastião Amaro da Silveira, Cristiano Costa, José Canuto da Silva, Antônio Moraes Pompeu, Francisco Alves Belém e Vicente Fernandes.
A embaixada esportiva “Amazônia Aliança” trouxe a segunda representação: Delegação – Presidente: Francisco das Chagas Moreira, Secretário: German Garra, Orador: José Rodrigues de Mello, Tesoureiro: João Braga, Técnico: José Braga de Abreu; Jogadores: Mapinguari, Braga, Waldemar, C. Mares, Edmil, Guedes, Lima, Totó, Penna, “142” [sic], Américo; Reservas: Bibito, Abreu e Maia.

As pugnas pebolísticas de ontem
no campo do São Francisco
Perante numerosa assistência, às 15 horas precisamente, deu-se início ao embate entre a turma principal do Independência Foot Ball Team e o adestrado “onze” do combinado “Boa Vista”, composto de elementos do Amazonia Athletico Club e do Alliança Sport Club.
Logo após, penetraram o gramado e mediram forças em renhida peleja, os valorosos conjuntos do União Sport Club – campeão de Boa Vista, e São Francisco Sport Club, o líder do futebol santarense.
Ambos os combates, em que primou a melhor cordialidade, revestiram-se de lances emocionantes, e só a carência de tempo e de espaço nos impede dar ao público a descrição completa do que foi a tarde esportiva de ontem, o que prometemos fazer no próximo número.
Missa Pró-Pátria
Haverá hoje, às 7 horas, na Catedral, Missa Pró-Pátria, celebrada por Dom Amando Bahlmann, Bispo-Prelado.
As festas esportivas de hoje
Conforme programação que inserimos na presente edição, haverá pela manhã de hoje, vários páreos de natação e remo, e à tarde, na praça Barão de Santarém, diversos outros números de esportes.
Baile Oficial
À noite, no Palacete Municipal, realizar-se-á o Baile que o sr. Prefeito Ildefonso Almeida oferece à família santarena, para o qual sua excia. fez distribuir convites especiais.
Essa festa constituirá, sem dúvida, um acontecimento de alto relevo nos vastos setores de Santarém, dado o interesse que vem despertando em nosso grand mond e atraente, igualmente, o cuidado com que o ilustre promotor a vem preparando.
O programa musical organizado a capricho, dando-se em outra parte desta edição.
São estas as comissões que vão servir no Baile de hoje:
RECEPÇÃO
Manoel Loureiro
Antônio Loureiro
Manoel Gomes de Faria
Portilho Bentes
Domingos Velloso
Octávio Sirotheau
Desidério Bastos
Joaquim Tavares
José Bezerra
Silvério Sirotheau
Dr. Hugo Borborema
Waldemar Cabral
Pedro Ayres
Dr. Vicente Coelho
Dr. Camillo Leles Monteiro

BUFFET
Mme. Ildefonso Almeida
Mme. Ermelindo Silva
Mme. José Gentil
Mme. José dos Santos

DIREÇÃO GERAL
Ildefonso Almeida
Guiães de Barros

Roga-se aos senhores componentes das comissões acima a gentileza de comparecerem às 20 horas.
Nota – Pede-se aos distintos cavalheiros que, de preferência, compareçam de branco, sem, todavia, ser isso obrigatório.


NOTA: Publicado na Gazeta do Norte de 07 de setembro de 1931.

Nenhum comentário:

Postar um comentário