sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Setembro na História do Baixo Amazonas e Tapajós


01 – Inauguração da nova quadra de esportes do Colégio Rodrigues dos Santos. Na ocasião foi realizado um torneio de futebol de salão em disputa pelo troféu “Professora Sofia Imbiriba”, que foi vencido pela equipe do Curso Técnico de Contabilidade (1968).
02 – Como parte da programação esportiva da semana da Pátria (150 anos da Independência) a equipe esportiva do São Raimundo de Manaus (conhecida como “Tufão da Colina”) em visita a Santarém realiza duas partidas: sendo que na preliminar perdeu para o São Francisco (Leão Azul de Santarém) por 1X0 e na principal venceu o São Raimundo (Pantera Negra) por 2X0 (1972).
03 – Falece, deportado e preso em São Julião, Portugal, o Padre Joaquim de Carvalho, jesuíta que foi autor dos famosos dísticos em latim que ornavam a residência dos padres jesuítas de Santarém (1767).
04 – É fundada, em Santarém, a Filarmônica Municipal Professor José Agostinho, com a reunião de diversos músicos remanescentes das bandas de outrora. Durante muitos anos a referida Banda Musical ficou sob a batuta do Maestro Wilde Dias da Fonseca, de saudosa memória (1963).
05 – Mons. Frederico Costa inicia a sua mais longa viagem pastoral: Amapá (com as ilhas), Cunani, Bailique, Ferreira Gomes (rio Araguari), Burituzal (ilha de Curuá), Macapá, Mazagão (onde celebrou a passagem de “Ano Novo”), Almeirim, Arrayollos, Ezposende (de onde seguiu para Belém) e finalmente Prainha (1905).
06 – Falece no Rio de Janeiro o escritor obidense Inglês de Sousa. O “Apóstolo da Energia”, foi membro fundador da Academia Brasileira, professor de Direito Comercial e autor do romance “O Missionário”, entre outros (1918).
07 – Nasce o músico e compositor santareno Raimundo Alves Pereira, popularmente conhecido como Raimundo Fona. Foi membro integrante de diversas bandas musicais da cidade na primeira metade do século XX (1893).
08 – É inaugurada a nova capela da Missão Cururu, dos índios Mundurucus. Foi construída por frei Rogério Voges, OFM. A referida capela passou a possuir os sinos da extinta Missão de Bacabal, fundada em 1872 pelos capuchinhos, e desativada anos depois (1931).
09 – Os alunos do Colégio Rodrigues dos Santos, realizam, no auditório da Rádio Rural de Santarém, com entrada franca, a peça teatral denominada “Amor à Liberdade” sobre a vida e a luta de Castro Alves pela abolição da escravatura no Brasil (1972).
10 – Foi nomeado tenente coronel Comandante do 1º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional do Comando Superior dos municípios de Santarém, Alenquer Óbidos e Faro, na Província do Pará, o sr. Joaquim Rodrigues dos Santos (1852).
11 – Fundação, em Santarém, da Escola Particular Mista “Jesus, Maria e José”, que funcionava à travessa dos Mártires, sob a direção e regência da professora Delfina de Jesus Amorim que, em companhia de sua irmã, durante quase meio século, empregou suas atividades em prol da instrução primária (1906).
12 – O Ministério da Justiça do Império do Brasil emite aviso ao Presidente da Província do Pará, comunicando-lhe a licença remunerada de seis meses ao pároco da freguesia da Vila de Santarém, padre Raimundo Antônio Fernandes (1846).
13 – Na vila de Santarém os sentimentos exaltados por conta da abdicação do Imperador e pelos recentes fatos acontecidos na capital, revela uma exaltação de ânimos. Neste dia o major João Batista da Silva, a quem estava confiado o comando militar, soube do ajuntamento de povo nas campinas, próximas da Vila de Santarém, que teriam por objetivo assaltar e tomar o quartel de armas. Existia, segundo consta, a desconfiança de que o dito comandante iria excluir os brasileiros natos do destacamento militar da Vila. O Juiz de Paz de Santarém, Agostinho Pedro Auzier, foi ao encontro dos amotinados e conseguiu dissolver o acampamento, fazendo com que os mesmos voltassem aos seus lares (1831).
14 – Abertura de Comunicação Comercial entre o Distrito de Cuiabá e a Cidade do Pará (Belém) por meio da navegação dos rios Arinos e Tapajós. Em 1812, os capitães Miguel João de Castro e Antônio Thomé de França haviam recebido do Governador Geral do Mato Grosso a incumbência de abrir a navegação comercial entre o Pará e o Mato Grosso utilizando como meio de comunicação os rios Arinos e Tapajós. A expedição começou no dia 14 de setembro de 1812, contando inicialmente com uma canoa grande e sete batelões em que embarcaram 72 pessoas, sendo 8 brancas (entre patrões e passageiros) 57 camaradas de serviço e 7 escravos (1812).
15 – Inauguração da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e das “Capelas da Via Sacra” em Vila Socorro, região do Lago Grande, construídas pela iniciativa de Frei Ambrosio Philipsenburg. Das capelas originais, apenas a Igreja e uma das capelas da “Via Sacra” ainda estão de pé. Essas obras de Frei Ambrósio são desconhecidas da maioria dos santarenos (1935).
16 – Chega a Santarém o navio “Lake Ormoc”, trazendo à reboque uma outra embarcação, o “Lake Farge”, sendo ambas as embarcações saudadas por autoridades municipais que deram boas-vindas ao comandante e demais oficiais do comboio marítimo. Por um erro de logística, ambos os navios não puderam prosseguir viagem até Boa Vista (Fordlândia), que era o destino de ambos, permanecendo em Santarém até a subida do rio Tapajós, em dezembro (1928).
17 – Há 150 anos... Chegam a Santarém, a bordo no navio a vapor “INCA”, os primeiros confederados norte-americanos que vinham estabelecer colônia nas imediações da cidade de Santarém: Diamantino, Mararu e Ipanema (1867).
18 – Falece nos Estados Unidos, vítima de acidente automobilístico, Frei Dr. Lucas Tupper, OFM, fundador da Clínica Esperança. Após sua morte seu trabalho vem sido mantido pela Fundação Esperança, que além da Clínica, também atua como mantenedora do Instituto Esperança de Ensino Superior – IESPES (1978).
19 – Chegam a Santarém, por volta do meio dia, os naturalistas Carlos Frederico Felipe “Von Martius” e João Batista “Von Spix”. Ficariam na Vila até partirem, no dia 23 do mesmo mês (1819).
20 – Dom Amando Bahlmann, OFM, cria a paróquia do Sagrado Coração de Jesus com sede em Altamira. A Paróquia se desenvolveu tão rapidamente, que 23 anos depois seria elevada à categoria de sede Prelatícia, tendo sido o próprio Dom Amando nomeado como seu primeiro Administrador Apostólico (1911).
21 – Por meio do Decreto Nº 84.018 é criada a Reserva Biológica do Rio Trombetas, no Estado do Pará, com área estimada de 385 mil hectares, situada no município de Oriximiná (1979).
22 – O sr. Giuseppe Mileo é nomeado agente consular da Itália para a cidade de Óbidos, PA. A agência consular era diretamente subordinada ao Consulado Italiano, com sede em Belém (1930).
23 – Por decreto do Prefeito Municipal de Santarém, Mário Freitas Guimarães, fica proibida a exportação de qualquer tipo de farinha de mandioca, a fim de evitar tanto o encarecimento como a falta deste produto na mesa dos santarenos (1942).
24 – Neste dia é novamente reinaugurada a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, após a mesma passar por uma reforma interna, sob os cuidados do pároco de então, Monsenhor José Gregório Coelho. Foi nesta intervenção que o Crucificado doado por “Von Martius” ganhou lugar no templo, em um dos altares laterais (1881).
25 – A bordo do Navio “Imperatriz Teresa” parte de Belém, rumo a Santarém, Mons. Frederico Costa que viria tomar posse como “Primeiro Prelado de Santarém”. O mesmo vem acompanhado de Padre Augusto Julio da Cunha Azevedo, que nomeara como Secretário da Prelazia e dos Padres Seculares Vitor Perron, José Tito e Ulysses Montesano além de dois padres Agostinianos: Frei Tagero e Frei Gregório Assim (1904).
26 – É apresentado ao Tribunal do Santo Ofício o santareno (natural da antiga aldeia do Tapajós) Manuel de Oliveira Pantoja que então contava com 43 anos de idade, viúvo, e morava na Cidade do Pará (Belém) onde exercia as atividades de rendeiro e proprietário de fazenda. Foi acusado de desrespeitar o sacramento do Matrimônio, desrespeitar a autoridade Sacerdotal e de cometer sacrilégio (1763).
27 – Chega ao lugar “Piquiatuba” (no texto original Paquiatuba), no rio Tapajós (onde recentemente encalhou uma baleia) o cientista e naturalista Henry Walter Bates. Vejamos o que ele fala do lugar: “Havia cerca de trinta famílias morando no lugar, mas a maioria dos homens válidos tinham sido convocados pelo governo, nas semanas anteriores, a fim de participarem de uma expedição militar contra negros fugidos, os quais se haviam refugiado em povoados do interior” (1852).
28 – Na cidade de Óbidos, uma comissão composta pelos senhores: Manuel Francisco Machado, Antônio de O. de Almeida, Lauro Sodré e Lourenço Valente, conseguiram apresentar, neste dia, 24 cartas de liberdade para escravos daquela comarca (1887).
29 – Monsenhor Frederico Benício de Sousa Costa toma posse como primeiro Prelado de Santarém e instala oficialmente a Prelazia. Devido ao atraso do navio “Imperatriz Teresa” a posse do Prelado aconteceu às 22h30, fazendo o discurso de saudação por ocasião da posse e instalação da Prelazia o Cônego Irineu Modesto Rebouças (1904).
30 – Em resposta a um pedido da Câmara de Santarém, o governador da Província do Pará, Manoel Paranhos da Silva Vellozo, nega a construção e instalação de um “Hospício” (que hoje chamamos de hospital), devendo o mesmo ser construído na Barra do Rio Negro, hoje Manaus (1844).


Nenhum comentário:

Postar um comentário