domingo, 3 de setembro de 2017

Sobre a vida esportiva em Santarém – 1933

Parece que o nosso esporte tende, agora, a se normalizar, vencendo, assim, a apatia em que temos vivido estes últimos meses. E a prova tivemo-la domingo último, 23 de julho expirante, com os encontros realizados entre as primeiras e segundas turmas do “São Francisco Sport Club” e “Independência Futebol Club”.
O estádio do azulino, à tarde daquele dia, regurgitou de espectadores que ali foram assistir aos dois embates que decorreram renhidos e na mais louvável cordialidade.

No jogo dos segundos “teams”, iniciado às 3,15, venceu o São Francisco pela contagem de 2 X 0.
Às 4,30 horas teve início a pugna principal. O score de 4 a 0, conquistado pelos alvi-azuis contra os locais, não traduz em absoluto, o que foi, de fato, esse formidável encontro, cheio de lances arrojados de parte a parte. Não houve inteiro predomínio de um quadro sobre o outro. Foi notável o equilíbrio de forças, como visível e patente foi, também, a pouca sorte com que preliaram os azulinos.
Após dois anos de consecutivas vitórias sobre o alvi-azul e os demais grêmios locais, perdeu o “São Francisco” um jogo – o de domingo passado – para o pujante “Independência”, que demonstrou, em público, o valor das novas figuras que integralizam, agora, a sua primeira turma.
(***)
Escrevem-nos:
O sr. Augusto Lopes, o juiz da partida principal de domingo passado, realizada entre o campeão local e o “Independência”, se bem que desejasse acertar, falhou:
1º. – quando, com excessivo rigor, logo no princípio do embate, marcou um pênalti contra o “São Francisco” em virtude de uma falta notadamente involuntária de Chicão;
2º. – quando deixou de marcar falta mais grave, porque proposital cometida por Dácio na área penal, de que resultou, na consequente investida, um ponto contra o “São Francisco”;
3º. – quando marcou o ponto conquistado por Guilherme Collares, que estava impedido.
Pela publicação destas linhas, agradece
UM NEUTRO.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 29 de julho de 1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário