domingo, 8 de outubro de 2017

A visita de Getúlio Vargas a Belterra – 1940


O Presidente da República tem sido alvo de carinhosas manifestações da população radicada aqui (em Belterra), cuja grande maioria trabalha na plantação de seringais. Ontem, durante toda a tarde, o presidente da República percorreu as terras as terras da Empresa Ford.
Cerca de dois milhões de seringais racionalmente plantados povoam a região. Belterra, ou melhor, “Bella Terra”, pertence ao município de Santarém.
Cerca de sete mil almas habitam a região. Belterra possui hospital, grupos escolares, cinema, luz própria e água encanada.

Após o almoço, o presidente da República, em companhia do representante da Companhia Ford, visitou o hospital, percorrendo demoradamente e conversando com vários enfermos. Em seguida, assistiu a duas interessantes demonstrações referentes ao plantio da árvore da borracha e enxertos.
O representante da Companhia Ford reuniu no campo experimental todos os trabalhadores fazendo carinhosa manifestação ao presidente da República. Logo depois, o chefe da nação inaugurou o campo de esportes para os jogadores de Belterra. Indagando sobre os serviços sociais de Belterra, o presidente da República sugeriu a criação de uma creche para os menores recém-nascidos a fim de que suas mães fossem para o trabalho e o filho ficasse na creche com todos os recursos.
O presidente da República levantou voo daqui com destino a Manaus, onde deverá chegar às 11,30 horas de hoje.

NOTA: Publicado no Diário de Notícias, ano 1940, edição 210. Foto ilustrativa do acervo do amigo Oti Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário