quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Informações sobre o primeiro Trapiche de Óbidos


Com o advento da navegação a vapor, iniciada comercialmente no ano de 1853, os portos das cidades e vilas das margens do rio Amazonas passaram a ter um movimento marítimo de comércio e transporte de passageiros com maior intensidade.
Isso acabou por refletir uma nova necessidade destes portos: a construção de pontes e trapiches para embarque e desembarque de passageiros e mercadorias, principalmente em localidades onde o calado dos não permitia a atracação de forma adequada.

Foi assim que em 19 de outubro de 1858 uma planta para a construção de uma ponte que servisse a tal fim foi aprovada pelo Presidente da Província para ser construída, mas, assim como outras propostas, ficou apenas na boa intenção. A planta foi perdida e não se soube mais dela (até o momento). Em 03 de abril de 1883, a Assembleia Legislativa do Grão-Pará volta a discutir a necessidade da construção de um trapiche para a cidade de Óbidos.
No entanto, somente com o fim do Império e o advento da República, Óbidos viu ser construído a sua ponte de embarque e desembarque (trapiche). Tal obra se deu graças a grande iniciativa do governador Lauro Sodré, que possuía grande afinidade afetiva com a cidade de Óbidos. Foi assim que, em 1896 era entregue o trapiche, obra contratada e concluída por Antônio Ferreira de Mendonça. Esse trapiche passaria por uma reforma em 1900 e ficaria em suas feições originais (que aparecem nesta foto que ilustra este artigo) até o ano de 1910.

Em outubro de 1910, devido a situação precária do trapiche, o mesmo passou por uma reforma geral, movida pelo governador João Coelho, custando a quantia de 95:625$910. Tal reforma foi oficialmente dada por concluída e inaugurada no dia 09 de julho de 1911, data festiva do natalício do dito Governador do Estado do Pará, com grande festa e pompa conforme podemos ler no telegrama passado pelo Intendente Municipal de Óbidos ao Governador, que dizia o seguinte: “Óbidos, 10/07/911 – Em honra do dia do vosso aniversário efetuaram-se ontem a inauguração do trapiche vg havendo sessão solene do Conselho Municipal vg colocação do vosso retrato no salão nobre da Intendência vg banquete vg inauguração do parque João Coelho vg, festa escolar no Grupo vg baile oficial pt A cidade ornamentada traduzia júbilo geral do povo obidense pt Alexandre Souza vg Intendente pt”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário