domingo, 5 de novembro de 2017

Notícias do Arraial da Padroeira de Santarém em 1951


Estiveram muito concorridos os festejos profanos no Arraial de Nossa Senhora da Conceição, com grande afluência de romeiros de todos os recantos do nosso município e dos municípios vizinhos.
A barraca de N. Senhora tornou-se o ponto preferido pela nossa elite social que ali vai em busca dos variados e saborosos pratos da arte culinária santarense, despertando o apetite até dos enfastiados, máxime que gentis e graciosas senhoritas, cujo semblante está sempre emoldurado por um sorriso amável, solícitas e prestativas atendem os comensais que, eufóricos e satisfeitos, deixam-se ficar naquele delicioso, ameno e convidativo recanto.

A Praça da Bandeira, já inteiramente calçada a concreto, foi a parte escolhida para o “footing” dos romeiros.
De um lado, alinhavam-se os tabuleiros das doceiras, vendas de refrescos, cafés, etc.; do outro, as barracas de feitios variados e tamanhos irregulares, fartamente iluminadas, oferecendo a venda desde o tradicional pato no tucupi ao saboroso assaí [sic].
Ao centro, postam-se as bancas de sorteio, pejadas de brinquedos, utensílios domésticos e outras utilidades.
A nota de destaque do Arraial é, sem dúvida, a deslumbrante iluminação que apresenta, graças a coadjuvação do sr. Santino Sirotheau Correa, operoso Prefeito Municipal, que providenciou a instalação de um motor com o respectivo gerador, conseguindo o magnifico resultado que o Arraial ostenta, estando tudo ali mergulhado numa profusão de luzes.


NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 07 de dezembro de 1951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário