quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

A imagem e o andor da Padroeira de Santarém – 1932

É com satisfação que abrimos margem para manifestar os nossos mais francos elogios aos nossos dignos conterrâneos, sr. Professor Antônio Carvalho e sua gentil filha, senhorita Zoé Carvalho, artistas santarenenses que se vem distinguindo e fazendo admirar na delicada arte de entalhar sobre madeira os mais fantasiosos e difíceis desenhos, mormente considerando-se os defeitos físicos que tolhem, quase, as mãos do sr. Professor Carvalho, consequentes da explosão de uma bomba que o ia inutilizando para os trabalhos manuais.

No momento queremos aludir ao primoroso trabalho que os esforçados artistas vem de executar, com o concurso pictórico da distinta senhorita Maria da Glória Borborema, e se ostenta em nossa Catedral, em toda sua beleza artística na restauração da linda imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida, cerca de duzentos anos atrás, em um só bloco de carvalho, por artistas portugueses e, sobretudo de lamé dourado na peanha e no andor que contemplamos na procissão do Círio e vamos novamente admirar, na procissão da Festa, a 08 do corrente.
A concepção e execução artísticas daquelas incrustações de galhos e folhagens entrelaçados e enfeitados por soberbas rosas, num dossel delicado (...) bastariam para exaltar o nome do melhor artista da talha e do pincel, quando não bastasse a só imagem esculpida da Conceição, de Murillo, em miniatura, com apreciáveis detalhes e expressões de arte, notadamente nas dobras do manto, que encima o florão lateral do andor e sagrou o admirável trabalho geral do sr. Professor Carvalho e das distintas senhoritas Zoé e Maria da Glória, aos quais parabenizamos com sinceridade.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 03 de dezembro de 1932.


Nenhum comentário:

Postar um comentário