sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Dezembro na História do Baixo Amazonas e Tapajós


01 – Chegam a Santarém os primeiros religiosos da Congregação dos Irmãos de Santa Cruz: Ir. Ricardo Grejeczyk e o Ir. Genard Greene. Vieram para assumir a direção e a manutenção do Colégio Dom Amando, até então mantido pelos frades franciscanos da Província de Santo Antônio (1951).
02 – Chega a Santarém Dom Amando Bahlmann, recém ordenado Bispo. É recepcionado com muita festa pelo povo católico. Junto com o Bispo chegam a Santarém Frei Marcos Post e do irmão leigo Frei Ângelo Brecker (1908).
03 – Como a sede da Freguesia de Juruti não se desenvolveu no local estabelecido (hoje conhecido como Juruti Velho), solicitou-se a mudança da sede para a margem do Rio Amazonas (lugar da atual cidade de Juruti), a qual foi efetivada pela Lei Provincial n° 339, desta data (1859).
04 – Falecimento de José Caetano Corrêa, o Barão do Tapajós. Ele recebeu o título de Barão em 19 de agosto de 1888, pouco antes do final do Império. Era Coronel da Guarda Nacional e foi Presidente da Câmara de Santarém (1916).
05 – Dom Frei João de São José e Queiros, Bispo do Grão-Pará, chega a Santarém, tornando-se o primeiro Bispo a visitar as terras tapajônicas. Assim se expressa o Bispo sobre o trabalho das santarenas: “As mulheres aqui fiam e tecem algodão, pintam cuias, que é uma certa espécie de cabaças redondas que nascem em grandes árvores, e partindo as tais frutas ao meio servem para beber”. Foi em Santarém (possivelmente em uma de suas afamadas cuias), que o Bispo experimentou pela primeira vez o guaraná (1762).
06 – Acontece a inauguração da estação rastreadora de Santarém pela Empresa Brasileira de Telecomunicações (EMBRATEL), possibilitando assim o funcionamento de canais de telefonia, telex e a captação de transmissões de televisão (1980).
07 – Dom Amando Bahlmann recebe os votos de Elizabeth Tombrock, nesta ocasião ela recebe o nome de Ir. Maria Imaculada, pelo qual passaria a ser conhecida em Santarém (1910).
08 – Os Padres Jesuítas Francisco Veloso e Manuel Pires constroem uma pequena capela (taipa de mão coberta de palha) e nela celebram a Festa de Nossa Senhora da Conceição junto aos índios Gurupatuba, fundando a Missão entre os mesmos e a dedicando à proteção da Imaculada. Foi a mesma capela que foi visitada por Padre João Felipe Bettendorf quando de sua passagem por Gurupatuba em 1661. Este seria o marco inicial da hoje cidade de Monte Alegre (1657).
 09 – Em Carta Régia dirigida ao Governador do Grão-Pará e Maranhão, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, o rei agradece-lhe o esforço para a construção das Fortalezas que servirão para a defesa contra os franceses (Macapá, Almeirim, Santarém e Óbidos), bem como outras obras realizadas em favor da mesma defesa, como o descimento dos índios Aruans para as margens do rio Amazonas, onde hoje é Monte Alegre (1698).
10 – A senhora Jandira Pedroso deixa a administração das comunidades de Nossa Senhora de Guadalupe e Santa Rita e a passa aos cuidados do Padre Auricélio Paulino. Jandira Pedroso foi a primeira cristã leiga a assumir a administração de uma Área Pastoral na Diocese de Santarém (2001).
11 – Ao retornar da Alemanha, Frei Ambrosio Philipsenburg chega à Santarém acompanhado de duas famílias leigas de Münster, para trabalhar com mecânica e marcenaria no Convento São Francisco. Ambas retornam a Alemanha no ano seguinte (1923).
12 – Foi inaugurado neste dia, sob a denominação de “Parque São Francisco”, um novo campo de futebol da cidade de Santarém (o mais moderno para a época). Para isso foi aproveitado o antigo “Campo do Recreio” da Escola São Francisco, que, depois de ampliado e reformado, recebeu cerca de estacaria de itaúba e arquibancadas. Posteriormente o Parque São Francisco se tornou o “Estádio Elinaldo Barbosa” de saudosa memória aos desportistas santarenos (1926).
13 – Nasce em Santarém Wilde Dias da Fonseca, filho do maestro José Agostinho e de dona Anna Dias da Fonseca. Músico como seu pai e irmãos, foi fundador e regente da Banda (hoje Filarmônica Municipal) José Agostinho. Também esteve muitos anos sob sua batuta o “Coral de Santarém” (infelizmente hoje extinto). Lecionou em várias instituições de ensino de Santarém, entre as quais o Álvaro Adolfo e o Seminário São Pio X. Historiador e membro fundador da Academia de Letras e Artes de Santarém, tem no livro “Santarém: Momentos Históricos” sua maior obra, muito utilizada pelos alunos santarenos em suas pesquisas (1919).
14 – É realizado, em Santarém, o primeiro Congresso Eucarístico da Prelazia. Neste mesmo dia, circula em “Número Especial”, o jornal “O CONGRESSO”, dedicando suas páginas exclusivamente ao evento (1960).
15 – Por meio de um “Alvará Régio” o Rei de Portugal ordena a construção de um forte junto à foz do rio Tapajós, com o objetivo de defender as terras conquistadas pelos portugueses na Amazônia (1684).
16 – Parte de Santarém a expedição de Abertura de comunicação comercial entre o distrito de Cuiabá e a cidade do Pará. Assim consta no diário as impressões deste primeiro dia de viagem rumo à capital do Pará: “Pouco abaixo desta vila, e ainda à vista dela, entra o corpulento rio Tapajós no grande rio Amazonas, pelo qual prosseguimos com muitas paradas por causa das tempestades” (1812).
17 – Falece em Óbidos, PA, o Padre Manoel Batista de Sanches, durante a visita pastoral de Dom José Afonso de Moraes Torres (1846).
18 – Chegam a Santarém, procedente dos Estados Unidos, as Irmãs Franciscanas Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Entre as pioneiras estão as irmãs Adiana Shannon, Gemma Backer e Marta Friedman. A pedido de Dom Tiago Ryan, OFM, elas se dedicaram a cuidar da Saúde, administrando a Maternidade Sagrada Família (1963).
19 – Encerramento do primeiro Festival de Música Popular do Baixo Amazonas, que fora iniciado no dia 12 deste mesmo mês. Entre os membros da comissão julgadora do Festival estava o maestro Waldemar Henrique. O espetáculo de encerramento aconteceu no Cine Olímpia, com casa cheia e uma noite de muita música de qualidade. Infelizmente é como dizem alguns (1970).
20 – Ordenação Presbiteral do Padre Antonio Gervasio, OST, Frei Hermano José Schwartbeck, OFM e de Frei Carlos Weber, OFM. Ambos os sacerdotes trabalharam na Diocese de Santarém pelas suas congregações religiosas (1969).
21 – Um novo “Regimento das Missões”, baixado pelo Rei de Portugal, ordena que os religiosos que haviam sido expulsos da Amazônia (jesuítas e franciscanos), por conta da revolta dos colonos, retornem as suas Missões de origem e ao governo integral (espiritual, temporal e político) das Aldeias (1686).
22 – São abertas, na manhã deste dia, as inscrições para o “Curso de Formação de Motorista Urbano” e para o “Curso de Direção Defensiva”. Ambos os cursos são realizados no mês de janeiro do ano seguinte. Uma parceria entre: SEST/SENAT, Ministério do Trabalho, Fundo de Amparo ao Trabalhador, Secretaria de Estado de Trabalho e Promoção Social, Plano de Educação Profissional do Pará e Faculdades Integradas do Tapajós (1997).
23 – Nasce em Ewerswinkel, Alemanha, Frei Rogério Voges, OFM. O mesmo foi responsável por diversas obras em Santarém e em comunidades próximas, entre elas destacamos as torres da Catedral e o Hospital São José, atual Colégio Dom Amando (1883).
24 – Por meio da Lei Nº 1.442, é erigido à categoria de Município, a Vila de Oriximiná, fundada no ano de 1877, pelo Padre José Nicolino de Souza, no lugar antes ocupado pela antiga aldeia de Uruá-Tapera. Teve o município sua área desmembrada do município de Óbidos (1934).
25 – Falece, no hospital da Fundação SESP, em Santarém, Frei Alberto Kruse, OFM. Músico Sacro, conhecido como Tomás Samaí, trabalhou muitos anos como missionário entre os índios mundurucus. Suas obras inspiraram o maestro Wilson Fonseca em suas composições sacras (1956).
26 – Chega a Vila de Boim, no Rio Tapajós, em sua Visita Pastoral, o Bispo do Pará, Dom Frei João de São José e Queiroz. Foi em Boim que o Bispo mandou prender e enviar à cidade do Pará (Belém) o Diretor da Vila, visto ter o dito Diretor, por meio de uma religião equivocada, persuadir, conforme o Bispo, “que lhe eram devidas as primícias da pureza das donzelas que estavam para casar, castigando como delitos nefandos as resistências honradas” (1762).
27 – Por meio do Decreto Estadual de No. 48; é suprimido o Município de Prainha e seu território é incorporado ao Município de Monte Alegre. Tal situação perdura até 1935 quando o predicativo Municipal é restaurado naquela cidade (1930).
28 – Instalação da Academia de Letras e Artes de Santarém – ALAS. O sonho de uma Academia de Letras é, porém, mais antigo, mas somente com a abnegação de algumas pessoas locais, foi criada por meio da Lei Municipal Nº 17.847/2004, de autoria do ex-vereador Osvaldo de Andrade. Em 23 de novembro daquele ano, foi escolhida uma comissão para colocar em prática a instalação da Academia, efetivada pouco mais de um mês depois (2004).
29 – Através da Lei Nº 2.460, é restaurado o Município de Aveiro (que havia sido incorporado ao Município de Santarém em 1930. Para compor o território do novo Município foi desmembrado de Santarém o Distrito de Pinhel e de Itaituba o Distrito de Brasília Legal (1961).
30 – Inauguração do atual prédio da Câmara Municipal de Santarém, o “Palácio Tapajós”. Antes da mudança, os “Edis Municipais” se reuniam no prédio do antigo “Teatro Vitória”, localizado junto à Praça Rodrigues dos Santos. Com a construção da nova prefeitura, foi destinado um terreno para que o complexo fosse construído às proximidades do poder Executivo (1992).
31 – O então povoado de Mojuí dos Campos é elevado à categoria de Vila pela Lei Estadual 3.227, assinada pelo Governador do Estado Coronel Jarbas Passarinho. Assim diz o Artigo Primeiro da referida Lei: “Fica elevada à categoria de Vila a povoação de Mojuí dos Campos, no município de Santarém, limitando-se com as colônias agrícolas denominadas Boa Fé, Mojuí dos Caboclos, Igarapé da Lama, Garrafão, Santa Rosa, Boeira e Palhal” (1964).


Nenhum comentário:

Postar um comentário