sábado, 2 de dezembro de 2017

Mais alimento para a população de Santarém – 1951

As providências tomadas pelo sr. Santino Sirotheau Correa, operoso prefeito municipal, no sentido de aumentar o volume das entradas dos gêneros alimentícios para consumo da população, foram salutares e os benefícios resultados conseguidos fizeram aliviar a situação de dificuldades que estávamos atravessando.
Colocando a serviço do povo o prestígio que desfruta no seio das classes produtoras, o sr. Prefeito viu atendido os seus apelos e imediatamente o mercado público foi abastecido de pescado, fresco e salgado, pirarucu, carne charqueada e outros alimentos.

Em telegrama ao sr. Governador do Estado o nosso dinâmico prefeito solicitou a dispensa de 50% da taxa de lepra que incide sobre a carne fresca vendida para consumo do povo, tendo recebido resposta satisfatória. Ao prefeito da vizinha cidade de Alenquer foi transmitido apelo telegráfico no sentido de conseguir e facilitar a saída de gado para o nosso município. Infelizmente, Alenquer encontra-se na mesma situação de Santarém, sofrendo a consequência das cheias de 1949-1950 conforme resposta ao apelo do prefeito Santino Correa.
Nada detém, porém, o chefe do município no seu afaz de conseguir alimento para o seu povo, do seio do qual saiu ele para o alto cargo que agora ocupa. Sendo homem do povo, Santino Sirotheau Correa sente de perto as dificuldades das classes menos favorecidas, por isso ei-lo tomando enérgicas providências para deter o jogo dos altistas e especuladores, tabelando o peixe miúdo, o pirarucu e demais gêneros de consumo diário. A verdade é que agora o povo do subúrbio já pode comprar o seu tambaqui, a sua pescada e o pirarucu nos dias que por força do racionamento não houver carne fresca nos talhos.
Tomando a si o encargo de conseguir gêneros alimentícios para o consumo do povo, no dia 1º do corrente até hoje, 09, já entraram no Mercado Público os seguintes gêneros, por força da ação e das providências do sr. Prefeito Municipal:

Carne Verde – 6.552 quilos
Carne Salgada – 750 quilos
Capivara Salgada – 120 quilos
Peixe Fresco – 2.300 quilos
Peixe Salgado – 900 quilos
Pirarucu Salgado – 103 quilos
Pirarucu Seco – 1.273 quilos
Peixe-boi Salgado – 85 quilos

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 09 de junho de 1951.


Nenhum comentário:

Postar um comentário