sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O Solene dia da Festa da Conceição em 1934

Como um fecho de ouro às solenidades que vem sendo prestadas à Senhora da Conceição, as cerimônias de hoje terão um cunho de especial brilhantismo, como justa prova de apreço e gratidão da Terra Santarena à sua amada padroeira. E neste dia felicíssimo em que os santarenenses esquecem dissenções e malquerenças, voltando-se contritos e confiantes para a Amantíssima Virgem será, sem dúvida, pequeno o majestoso templo para conter a inumerável massa de fiéis que irão render culto de veneração à sua Augusta Protetora.
As cerimônias de hoje iniciar-se-ão com a
PRIMEIRA MISSA
Que será celebrada às cinco horas da manhã, sendo ministrada a comunhão geral.

Às 8 horas será cantada a
SOLENE MISSA
Da Festa, que obedecerá à pompa do ritual católico.
Ao Evangelho, consumado orador sacro fará panegirico da Virgem da Conceição.
Às 5 horas da tarde, ao bimbalhar festivo dos campanários e sob o espocar esfuziante das girândolas, sairá da Catedral, em riquíssimo andor, a
PROCISSÃO
Da sagrada imagem, cujo percurso será o seguinte: rua Dr. Colares, praça Dr. Rodrigues dos Santos, rua Floriano Peixoto, travessa Cel. Francisco Corrêa, rua João Pessoa, travessa dos Mártires e rua Siqueira Campos até a Matriz.
Recolhido o grande Préstito, será entoado solene
TE-DEUM LAUDAMUS
Em agradecimento às graças alcançadas por intercessão da Santíssima Virgem.
Com este ato encerram-se as homenagens do corrente ano à Gloriosa Padroeira de Santarém.
O ARRAIAL
A praça Monsenhor José Gregório, engalanada e festiva, tornar-se-á pequena para comportar a multidão que nela se espalhará desde cedo, ora fazendo o footing no trottoir, ora abancando-se às barracas para saborear os finos quitutes, o roxo assahy [sic] ou os gelados de sua predileção.
A barraca Nossa Senhora da Conceição, que é o ponto chic da reunião das famílias, ornada a gosto e abrilhantada pelo “Euterpe-Jazz”, hoje culminará pelo excelente cardápio a que não poderá ficar isento o mais modesto garfo da terra.
Fogos cambiantes serão queimados e bastas girandolas de foguetões fenderão os ares para maior alegria das festas profanas.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 08 de dezembro de 1934.


Nenhum comentário:

Postar um comentário