sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Os primórdios da cidade de Belterra em 1934

Plantada à margem direita do rio Tapajós, à poucas horas da sede do município, Samaúma, a BOA TERRA destes dias, está fadada a tais impulsionamentos, que muito concorrerão para o florescimento de Santarém.
Conhecendo-lhe a fertilidade das terras e a magnifica situação geográfica que lhe dá acesso em toda época do ano, a Companhia Ford Industrial do Brasil, que vem atuando em BOA VISTA, achou conveniente instalar-se também ali, para o que conseguiu a necessária concessão do Governo do Estado.
Tais são os empreendimentos que já vem realizando em Samaúma a empresa yankee, que tudo nos conduz a crer estar em breve a outrora modesta e silenciosa povoação tapajoara transformada num intenso viveiro de trabalho e produtividade, incrementando assim, toda a vasta zona de que é ele hoje centro.

Iniciados a pouco mais de dois meses, os serviços da Companhia Ford veem tomando um desenvolvimento merecedor de registro. Contando já com o apreciável número de 796 trabalhadores, até a semana última montavam em 1.818 os hectares de terras brocadas e em 1.010 os hectares trabalhados em derrubadas. A grande área destinada às habitações tem já sua iluminação elétrica e está já abastecida de água canalizada. Entre outras construções que, por serem provisórias, são de palha, mas com o necessário conforto e irrepreensível higiene, notam-se em perfeito funcionamento, escritório, almoxarifado, hospital e barracões de residência dos chefes de serviços.
A amenidade do clima, casada à salubridade do lugar, eis um dos importantes fatores que farão de Samaúma um dos mais opulentos núcleos agrícolas e industriais do interior paraense. Na sua recente visita à nova Concessão Ford, o sr. Prefeito Municipal constatou no hospital apenas a existência de enfermos por pequenos acidentes no trabalho, sendo digno de menção o fato de não se registrar sequer um caso de paludismo e de ser completa a ausência de carapanãs em toda a zona.
Para o policiamento de Samaúma, com jurisdição em Aramanaí e Alter do Chão, acaba de ser criado um Comissariado, já tendo sido nomeado um militar para as respectivas funções, conforme comunicação recebida pelo chefe da Comuna.
Em breve, verá Samaúma realizado mais um grande melhoramento – a criação de uma agência postal, pois por esse desiderato dos samaumenses muito vem se interessando o sr. Prefeito junto ao sr. Major Interventor.
Com mais vagar e à proporção de suas necessidades, outros melhoramentos serão feitos na nova Concessão Ford, que há de se tornar em breve um dos mais fortes elementos do progresso santarenense.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 14 de julho de 1934.


Nenhum comentário:

Postar um comentário