quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

A visita do poeta e escritor Carlos Cavaco à Santarém – 1925

Santarém tem a ventura de hospedar por alguns dias o vibrante beletrista gaúcho, dr. Carlos Cavaco, cônsul-geral de Portugal no Equador e diretor do “Eco Americano”, e um dos mais notáveis publicistas modernos do Brasil.
Carlos Cavaco, em viagem feita expressamente à nossa terra, com o intuito de conhece-la de “de-visu”, fará amanhã uma conferência no Theatro Victoria, às 8 e ½ da noite.

Maravilhoso esteta da palavra escrita e falada; autor de algumas dezenas de poemas em prosa ardente, e, por vezes, caustica; confeccionador de outros tantos romances, em versos, ora suaves e doces, com a fragrância deliciosa de um sorriso de anjo, ora mordentes e clangorosos, fulminando os despostas e os “mandões”, em prol dos humildes e desamparados, com o rugir soberbo dos leões insubmissos, Carlos Cavaco deliciará a sociedade santarense em duas belas amostras de sua esplendida cultura:
1ª Parte
A poesia popular gaúcha
2ª Parte
A Anedota e a Mentira
A conferência, que é dedicada ao sr. Coronel Intendente Municipal, terá o concurso unanime do honrado comércio santarense, autoridades, associações e de todos aqueles que sabem apreciar a prosa boa e escorreita de um literato do valor de Carlos Cavaco.
A Cidade manifesta, nestas colunas, o seu agradecimento sincero ao ilustrado beletrista patrício, pela amável visita que fez à sua redação.

NOTA: Publicado no jornal A Cidade de 24 de outubro de 1925


Nenhum comentário:

Postar um comentário