quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Ismael Araújo, o SESP e a água encanada em Santarém

Podem, se quiserem, negar à vontade, os apedrejadores de ídolos, a verdade que está patente aos olhos de todos e que, se não pode esconder – o esforço desenvolvido pelo dr. Ismael Araújo – em prol do progresso de Santarém.
Ninguém desconhece que velha era a aspiração do povo em fluir os benefícios da água encanada em Santarém e que, não obstante tentativas bem intencionadas, essa aspiração, tinha de ficar recalcada no íntimo dos corações pela impossibilidade de pô-la em prática com imediato sucesso.

Sabemos das noites de insônia que o senhor Mário Guimarães custou tal problema, não ignoramos que ele muito trabalhou procurando proporcionar ao povo santareno esse grande benefício. Apesar, porém, de tudo o que empreendeu para a realização desse sonho, ainda ele não conseguiu concretizá-lo, não obstante os avançados passos dados nesse sentido. E só esse esforço e essa boa vontade já se tornam credores de nossa gratidão.
Realizou-o, entretanto, o dr. Ismael de Araújo, no governo Otávio Meira, com um contrato assinado com o Serviço Especial de Saúde Pública – SESP que, por sua vez, era também beneficiado com esse empreendimento, porque sem água encanada não pode haver perfeita higiene.
Alguns contratempos surgiram posteriormente, quando os trabalhos de encanação e fornecimento de água já iam a meio caminho andado, produzindo sua temporária paralização, mas nem por isso a população deixou de ficar servida com as torneiras públicas que alguma coisa contribuíram para o seu conforto.
Agora, mesmo a despeito de todas as dificuldades que se lhe antepuseram, conseguiu do governo do Estado a quantia de cem mil cruzeiros (Cr$ 100.000,00) que foram entregues ao SESP para continuação dos trabalhos de encanação.
E vemos hoje, numa faina louvável, numa atividade bem animadora, as principais ruas e travessas da cidade serem escavadas por turmas de homens do SESP, para receberem em seu leito os canos condutores da água que tem de levar o conforto desse incomparável benefício a todas as habitações.
É, pois, mais um grande serviço prestado ao povo pelo dr. Ismael Araújo, sob a orientação do seu eminente chefe, o coronel Magalhães Barata, e que, quer os iconoclastas queiram, quer não, aí ficará para dizer aos nossos pósteros que houve em Santarém um homem bem intencionado que, entre outros benefícios que ao povo prestou com satisfação, dotou-o também com a água encanada.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 24 de abril de 1948.


Nenhum comentário:

Postar um comentário