terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

A “Festa dos Postes” e o futebol em Santarém – 1934


Chegou, afinal, o dia prometido para a realização da auspiciosa “Festa dos Postes”. Vai, pois, o nosso público ter o ensejo de assistir e aclamar um meeting esportivo em que tomam parte todos os grêmios locais que praticam o futebol.
A parada de hoje não é apenas uma interessante festa em que vão medir força os melhores pebolistas dos nossos gramados; não é apenas uma festa em que vai exibir a sua performance a radiosa mocidade que fortalece o físico na prática sadia dos esportes. É mais do que isso, uma festa de cordialidade esportiva, uma festa de Santarém, uma nobre festa que visa um nobre fim – o engrandecimento desta querida terra.
Daí o interesse que vem despertando em todas as classes o promissor festival, que vai ser de certo um acontecimento digno do fim a que se destina.

Escolhendo a data presente (07 de setembro) para a efetivação da Festa dos Postes, sem dúvida uma das maiores datas de nossa nacionalidade, é nosso intuito prestar homenagem à nossa Pátria, concorrendo, ao mesmo tempo, para o progresso desta formosa cidade.
Estamos satisfeitos e orgulhosos da nossa ideia; é hoje que vamos vê-la posta em prática, graças à compreensão de nossos jovens desportistas, a quem não desinteressa o futuro deste abençoado rincão, resta-nos aguardar, confiantes, a coadjuvação do grande público de Santarém, que há de certamente afluir em massa ao Parque São Francisco, para aplaudir os valorosos atletas conterrâneos e dar maior brilho à Festa dos Postes.
No torneio esportivo de hoje tomam parte, conforme é já do conhecimento público, os queridos clubes locais: Independência, São Francisco, Botafogo e Vasco da Gama que, atendendo ao apelo do “O Jornal de Santarém” demonstram, publicamente, a sua dedicação a esta terra, para cujo progresso querem contribuir.
Consta o Festival de três encontros de futebol, que serão assim realizados:
I – Match entre dois clubes que a sorte determinar;
II – Match entre os dois outros clubes;
III – Match entre o vencedor do primeiro encontro e o vencedor do segundo.
Para estes matches, que durarão 30 minutos, com intervalos, valerão os corners, à falta de gols.
Caberá, como prêmio, ao vencedor dos vencedores, a bola com a qual serão disputados os matches e que ficará como uma recordação da grande tarde esportiva.
O aplaudido “Euterpe-Jazz” que, num largo e simpático gesto, aderiu ao Festival, abrilhantá-lo-á com um programa seleto.
PRÊMIOS AOS JOGADORES
Aos jogadores que a chance favorecer, serão conferidos os prêmios seguintes:
– Um milheiro dos excelentes cigarros “Mossoró”, oferta da veterana Companhia Nacional de Fumos e Cigarros (antiga Fábrica Veado), ao jogador que fizer o primeiro gol da tarde.
– Um corte de tricoline para camisa, oferta da popular “Casa Pernambucana”, de Lundgren & Cia. Ltda., ao jogador que fizer o primeiro gol do encontro final.
– Uma artística reprodução fotográfica, oferta da conceituada Companhia Artística Italiana, de São Paulo, por seu representante, sr. Alexandre Esdéryl, ao jogador que fizer o último gol da tarde.
– Uma caixa de sabonete (...) ao jogador do Independência que fizer o primeiro gol da tarde.
– Um par de meias de seda para homem, oferta da afreguesada “Indiana”, de João E. Hage, ao jogador do Independência que ocasionar o primeiro corner adverso.
– Duzentas cigarrilhas, oferta da conhecida “Porta Larga”, ao team vencedor dos vencedores.
– Um corte para camisa, oferta da “Curiboca”, ao jogador do São Francisco que fizer o primeiro gol da tarde.
– Um corte de boa mescla, oferta do popular “O Castello”, ao jogador que deixar entrar o menor número de gols.
– Um minúsculo capacete de aço, oferta do amigo do “O Jornal”, e que representa um auxílio aos órfãos da Grande Guerra, ao jogador que, no segundo encontro, fizer o primeiro gol.
– Cinco boinas, oferta do Alfredinho, da conhecida “Casa Coelho”, ao quinteto atacante que mais se distinguir no torneio.

NOTA: Publicado no Jornal de Santarém de 07 de setembro de 1934.

Nenhum comentário:

Postar um comentário