sábado, 3 de fevereiro de 2018

Dez curiosidades sobre a História de Santarém...


Por Pe. Sidney Augusto Canto

01. O dia em que prenderam todos os vereadores de Santarém...
Os conflitos políticos na época do Segundo Império, entre Liberais e Conservadores levaram a fatos inusitados. Um deles foi a prisão de todos os vereadores (conservadores) da cidade de Santarém, pelo delegado de polícia (que era liberal), no ano de 1880.

02. A invasão cabana, antes da Cabanagem...
No dia 03 de agosto de 1834 (cinco meses antes dos cabanos invadirem a Capital), por volta das cinco horas da manhã, cerca de 300 cabanos invadem o arsenal de armas da Vila de Tapajós, exigindo a expulsão de todos os portugueses residentes na Vila e redondezas. Depois de uma assembleia extraordinária, cerca de 25 pessoas foram expulsas de Santarém e seguiram para a capital.

03. Sobre a educação em Santarém no ano de 1844...
Nesse ano, Santarém tinha uma ÚNICA escola, que contava 32 alunos. No dia 12 de janeiro desse ano, a Câmara Municipal informava ao presidente da Província que a conduta civil do professor de Santarém era boa, mas sua moral era escandalosa e repreensível.

04. A arborização das praças em 1894...
Enquanto a Praça da Matriz era desprovida de arvoredos, a Intendência Municipal (hoje Prefeitura) mandou plantar mudas de “magnólias japonesas” nas praças da República (hoje Rodrigues dos Santos) e da Intendência (hoje, Barão de Santarém).

05. O poço de água pública...
A questão do abastecimento de água é coisa muito antiga. Antes se bebia do rio ou de cacimbas cavadas na areia da praia (tradição indígena). Em 1850, a municipalidade mandou abrir um poço na Praça do Pelourinho (hoje Rodrigues dos Santos), mas tinha água ruim e foi soterrado em 1856.

06. A primeira Associação do Comércio de Santarém...
No dia 16 de setembro de 1923, os comerciantes de Santarém se uniram e fundaram a Associação do Comércio de Santarém (a primeira ACS). Antes mesmo de ser fundada, quando ainda era apenas uma ideia entre os comerciantes locais, a imprensa local a ela se dirigia como a “Congregação do Contrabando”.

07. Já foi proibido banhar-se nas praias da cidade...
Em 1873, o artigo 80 do Código de Posturas da cidade de Santarém, proibia os banhos nas praias em frente da cidade. Quem fosse encontrado num gostoso banho no rio Tapajós ou era preso por dois dias ou pagava uma multa de 5$000 (cinco mil réis).

08. A Câmara gratificava quem matasse onças e jacarés...
Na sessão da Câmara de Santarém de 13 de dezembro de 1830, o vereador Domingos José Martins de Albuquerque, propôs que se gratificasse o cidadão que matasse onças e jacarés nas ruas da então Vila de Santarém. A Câmara pagava 4$000 (quatro mil réis) por cada onça morta e 2$000 (dois mil réis) por cada jacaré morto.

09. O funcionário padrão do município em 1850...
Naquele longínquo tempo, na metade do século XIX, o Agente do Correio da cidade de Santarém era, ao mesmo tempo, Escrivão da Coletoria Provincial (Atual Secretaria da Fazenda Estadual) e Secretário da Municipalidade (Câmara Municipal). Um santareno 3 em 1.

10. A grande enchente de 1918...
Ela aconteceu há 100 anos atrás. Foi maior do que a grande enchente de 1859 (a primeira grande enchente documentada). A enchente de 1918 trouxe grandes prejuízos para Santarém: 75% do rebanho bovino e 90% do gado cavalar morreram em decorrência da enchente, trazendo grandes prejuízos.


2 comentários:

  1. Parabéns pelo belo trabalho sobre a história de Santarém.
    Permita minha humilde sugestão, informe a(s) fonte(s) bibliográfica(s).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimada Daniela
      Os tópicos (exceto o da Cabanagem, que é do acervo da Biblioteca Nacional) foram retirados de diversos exemplares do Jornal A Cidade, do acervo do ICBS, em Santarém.

      Excluir