quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Dez curiosidades sobre a História de Alenquer...


Por Pe. Sidney Augusto Canto

01. Sobre a defesa da Vila em tempos conturbados...
Em 1823, a Câmara da Vila de Alenquer, por meio de uma “Representação”, solicita à Junta Provisória do Governo da Província que se crie na dita um Corpo de Milícias para promover a futura segurança de seus moradores. Em 27 de maio daquele ano, a Junta do Governo do Grão-Pará, autoriza a Câmara de Alenquer a formar uma “Companhia de Voluntários Civis Nacional”, composta principalmente de moradores voluntários da Vila ou por todos que por impulso patriótico quisessem concorrer a este serviço.

02. A proclamação da Liberdade dos Escravos...
No dia 28 de março de 1824, por volta do meio dia, os revolucionários que haviam tomado a Vila de Monte Alegre, tomam, sem derramamento de sangue, a Vila de Alenquer (parece que o Corpo de Milícias autorizado no ano anterior não funcionou). Foi nesta data e nesta Vila de Alenquer que os revolucionários nativos, vindo de Monte Alegre, proclamaram a LIBERTAÇÃO DE TODOS OS ESCRAVOS NEGROS.

03. Uma extinção não muito querida...
Em 1833 a Vila de Alenquer foi extinta pelo governo da Província e seu território foi anexado à Vila de Santarém. Tal fato fez com que a Câmara apresentasse uma representação no dia 03 de julho daquele ano, pedindo que lhe fosse mantido o título e condição de Vila. No entanto, em 05 de novembro do mesmo ano, o Presidente da Província manda que o Juiz de Paz de Alenquer dê ciência aos membros da extinta Câmara da Vila, que o Conselho do Governo, em sessão do dia 29 de outubro p. p., decidiu não atender à representação do dia 03 de julho por “não haver necessidade de manter a Vila que não tinha pessoal idôneo para os cargos públicos”.

04. O roubo do Tesouro Municipal de Alenquer...
Corria o ano de 1854... A Casa da Câmara de Alenquer foi arrombada. Do cofre do Tesouro Municipal foi levada a quantia de 121$240 (cento e vinte e um mil e duzentos e quarenta réis). O promotor público de Santarém foi designado a 18 de novembro para apurar, descobrir, processar e punir os autores desse assalto. Não há notícias se o promotor conseguiu este intento.

05. Escravos recuperados tinham que ser cristãos...
Em 1876, o delegado de polícia de Alenquer, Luiz de Oliveira Martins, prendeu 135 negros (entre adultos, mulheres e crianças) no Quilombo do rio Curuá, distrito de Alenquer. Fez isso sem emprego de força pública. Dos 135 escravos recapturados, 115 foram batizados nos dias 21 e 22 de março de 1876, antes de serem encaminhados para a Capital da Província, a bordo do vapor “Óbidos”.

06. Conflito entre o Juiz Municipal e o Vigário...
Em fins de 1888, o juiz municipal de Alenquer pronunciou o vigário da paróquia de Santo Antônio, padre Joaquim Magno da Silveira e o acusou de ter “estuprado uma rapariga”. Ao tentar prender o padre o povo se revoltou e o defendeu da prisão. Na confusão, tiros foram dados, ao menos uma pessoa morreu e o juiz teve que fugir para Santarém. A acusação de estupro partiu de inimigos políticos do padre. O processo acabou arquivado e cada um, juiz e padre, seguiram seus caminhos.

07. Antigas noites teatrais em Alenquer...
Na noite do dia 27 de setembro de 1890, Alenquer viu acontecer a primeira apresentação da Empresa Teatral de Marvão & Cardoso, fundada na cidade alguns dias antes. Os atores, apesar das dificuldades, conseguiram desempenhar satisfatoriamente os seus papéis, arrancando aplausos e o respeito do povo alenquerense.

08. Colocando trilhos no Trapiche Municipal...
Em 1895, o Conselho Municipal de Alenquer deliberou abrir concorrência para o fornecimento e colocação de trilhos “Decauville” na ponte e trapiche da cidade, bem como para a aquisição de vagonetes para transporte de cargas e de um guindaste para facilitar a retirada e colocação das mesmas.

09. A enchente e o pedido de um hospital...
Por ocasião da “grande enchente” de 1918, o Intendente Municipal de Alenquer, Francisco Bentes Monteiro, apela ao Governo do Estado que construa um Hospital para os doentes, pois muitos deles morrem, não somente pela falta de médico e remédios, como também a de um hospital onde possam ter higiene no tratamento e na alimentação.

10. Uma entidade católica que marcou era em Alenquer...
No dia 27 de outubro de 1934, aproveitando uma visita dos Congregados Marianos de Santarém, era fundada, em Alenquer, a Congregação Mariana, que tinha como Diretor Espiritual a pessoa do religioso franciscano Frei Luiz Wandt e que arregimentou a juventude e os homens locais para atividades religiosas e sociais da Igreja Católica em Alenquer.



Fontes: Acervo pessoal do autor, acervo ICBS e acervo da Biblioteca Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário