sexta-feira, 2 de março de 2018

Dez curiosidades sobre a História de Boim...



Por Pe. Sidney Augusto Canto

01. A primeira escola e o primeiro professor...
Em 22 de agosto de 1855, o governo da Província do Pará cria uma Escola para instrução primária de 1º grau para os meninos na Vila de Boim. O primeiro professor nomeado para educar os rapazes foi o senhor Primo Feliciano Lameira, por meio de portaria de 26 de janeiro do ano seguinte.

02. Produtor de farinha para salvar os santarenos da fome...
Em 1855, o Juiz de Paz de Boim recebe da Câmara de Santarém, a ordem de fazer com que seus os habitantes do lugar interessem seus valimentos para envio de farinha para a cidade de Santarém, a fim de que seja ela vendida à Câmara, que repassaria a mesma a preço mais em conta para a população santarena.

03. A paróquia que cuidava de outras...
No dia 02 de dezembro de 1855, o Bispado do Pará, confere os cuidados da extinta paróquia de Pinhel e a da recém-criada paróquia de Brasília Legal aos cuidados do pároco de Boim, o padre Manoel Antônio Rabelo, que havia tomado posse da mesma no dia 18 de junho de 1855.

04. A construção da atual Igreja Matriz...
No dia 20 de dezembro de 1855, o Presidente da Província do Pará autoriza o pároco de Boim, Manoel Antônio Rabelo, a instalar uma Comissão que seja responsável de construir uma nova Igreja Matriz de Santo Inácio de Loyola (que é a atual Matriz) para sede da referida paróquia.

05. Nomeações de autoridades da Vila...
Em 08 de abril de 1893, o Governo do Estado nomeia para a Vila de Boim os seguintes servidores públicos: Moisés Abraham Cohem para o cargo de subprefeito de polícia e o cidadão Antônio de Sá Rodrigues Pereira para a função de agente do Correio.

06. Uma nova cadeia e quartel para Boim...
Por meio da Lei Nº 587, de 23 de junho de 1898, o Governo do Estado do Pará autoriza a construção de uma casa, na Vila de Boim, que possa servir de cadeia e quartel para a polícia, contando que a obra não ultrapasse a quantia de 29:061$642 (vinte e nove contos, sessenta e um mil e seiscentos e quarenta e dois réis).

07. O primeiro “Torneio de Santo Inácio”...
Corria o ano de 1921. Para abrilhantar a festividade de Santo Inácio de Loyola, os admiradores do esporte bretão, decidiram fundar um combinado futebolístico a que deram o nome de “Boim Football Club”. Convidaram então um time para poder fazer o primeiro torneio de futebol em honra de Santo Inácio de Loiola, no dia 31 de julho. Veio o “Aramanahy Football Club”, da vila homônima. A partida foi vencida pelos visitantes, que ganharam dos boimnenses pelo escore de 4 gols a zero.

08. A estrada de Boim ao rio Arapiuns...
Também em 1921, o intendente de Santarém, dr. Waldomiro Rodrigues dos Santos, iniciou o estudo para a abertura de uma estrada de rodagem que ligasse a vila de Boim aos castanhais centrais e destes às margens do rio Arapiuns.

09. Quando se morria de malária ou de fome...
Em 1928, uma epidemia de febre palustre atingiu o povo de Boim. Não bastasse a doença, algumas pessoas morriam de fome por falta de mantimentos no comércio da Vila (ou, como diz um cronista da época: em Boim não havia comércio). Como, em muitas famílias, todas as pessoas ficavam acamadas, a morte visitava o lugar com frequência.

10. O prefeito que veio curar doentes de malária...
Em 1946, nova epidemia de febre palustre assola a vila de Boim. Em fins de julho, em plena festividade de Santo Inácio, o prefeito de Santarém, dr. Ismael Araújo, fazendo serviço de inspeção da escola e do posto sanitário do lugar, acompanhado de um guarda sanitário, aproveitou para, pessoalmente, receitar e medicar mais de duzentos doentes, retornando a Santarém, no dia 02 de agosto. 

Fontes: Acervo pessoal do autor, acervo ICBS e acervo da Biblioteca Nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário