sexta-feira, 9 de março de 2018

Visita dos Escoteiros Paraenses ao Baixo Amazonas – 1944


A Federação Paraense de Escoteiros, instituição de caráter patriótico e educativo da nossa juventude, iniciara, há tempos, a criação de tropas no interior do nosso Estado, com franco e decidido apoio do exmo. Sr. Coronel Magalhães Barata, Interventor Federal no Estado.
E desejando intensificar o escotismo no Baixo Amazonas, conforme os desejos da Interventoria, empreendeu uma excursão de 40 escoteiros à sede deste município, onde permanecerá durante uns oito dias, mostrando às autoridades a ação escoteira, por meio de intensa propaganda, com demonstrações em praça pública, dos ensinamentos recebidos com espetáculos do “Teatro Escoteiro”, de fins educativos e recreativos, competições esportivas infanto-juvenis, etc., após o que será estudada a possibilidade de ser instalada, neste município, sob o patrocínio do exmo. Sr. Coronel Magalhães Barata, Interventor Federal, e exmo. Sr. Ildefonso Almeida, Prefeito Municipal, uma tropa escoteira, cujo desenvolvimento muito contribuirá para a educação da juventude santarenense.

E para essa finalidade, a Federação e o Governo estadual e municipal, esperam a patriótica colaboração de todas as autoridades e de todas as classes, do clero, do funcionalismo, do proletariado, do comércio e do povo em geral.
A Federação partirá de Belém no dia 28 de dezembro corrente, devendo aqui chegar nos primeiros dias de janeiro vindouro. Após seu estágio de oito dias nesta cidade, seguirá até Belterra e Fordlândia, depois a Alenquer, retornando novamente a Santarém, a fim de embarcar com destino a Belém.


NOTA: Publicada no Jornal de Santarém de 23 de dezembro de 1944.


Nenhum comentário:

Postar um comentário