quinta-feira, 26 de abril de 2018

Dez curiosidades sobre a História de Aveiro...



Por Pe. Sidney Augusto Canto

01. Os primórdios da história de Aveiro...
A Vila de Aveiro foi criada por determinação do governador do Grão-Pará, José de Napoles Tello de Menezes, em 23 de agosto de 1781. O primeiro diretor nomeado para capitanear os destinos da nova Vila foi Francisco Alves Nobre. Antes de ser Vila, entretanto, o lugar já era uma povoação constituída por indígenas descidos das regiões acima do rio Tapajós e denominava-se Taparajó-Tapera.

02. Tempos sem o predicamento de Vila...
Em 1833, Aveiro perdeu a predicação de Vila (manteve-se, entretanto, como paróquia ou freguesia) e, assim como Pinhel, passou a ser subordinada à Vila de Franca (no rio Arapiuns). Em 03 de novembro de 1857, com a instalação da Vila de Itaituba, a paróquia de Aveiro passou a ser subordinada à mesma. Em 04 de abril de 1883, por prestígio político do coronel Torquato José da Silva Franco, foi a freguesia de Aveiro novamente elevada à condição de Vila. A instalação do novo município de Aveiro ocorreu a 01 de julho de 1884, quando tomou posse a nova Câmara Municipal de Aveiro.

03. Aveiro abraça o período republicano...
Em 07 de dezembro de 1889, a Vila de Aveiro aderiu ao Governo Republicano, em ato presidido pelo delegado da Junta Governativa, dr. Hildebrando Barjona de Miranda, acompanhado dos senhores Barão do Tapajós, dr. Turiano Meira e dr. Moraes Sarmento, servindo de secretário “ad-hoc” da Municipalidade o major José Luiz da Silva e Souza.

04. Os primeiros líderes republicanos em Aveiro...
O primeiro Conselho Municipal, criado pelo decreto Nº 125, de 29 de março de 1890, foi instalado no dia 26 de abril do mesmo ano, conforme Ata de posse e instalação do referido Conselho. Era presidente da Intendência o cidadão José Ramos Rodrigues da Cruz e vogais os senhores: Miguel Hipólito de Menezes, Antônio Pereira Brasil, João Fernandes Ferreira, Antônio de Freitas, Antônio Aarão Nonato de Alfaia e Francisco Vidal Alves. Por ocasião da instalação do Conselho Municipal, o aluno da escola pública local, Raimundo Ferreira, declamou a poesia “Os heróis do dia 15 de novembro”, depois do qual diversas pessoas usaram da palavra para saldar os novos tempos da República.

05. A primeira eleição para o governo municipal na República...
No dia 10 de outubro de 1891, procedeu-se a primeira eleição para o Conselho Municipal de Aveiro (o primeiro Conselho, que tomou posse no ano anterior, havia sido nomeado pelo Governador do Estado). O resultado desta primeira eleição foi o seguinte: José Ramos Rodrigues da Cruz – Presidente da Intendência Municipal, sendo eleitos vogais os seguintes cidadãos: Miguel Hipólito de Menezes, Delfino Rodrigues Colares, Boaventura Alves Pereira e José Leão Corrêa. Ficaram como suplentes: Fortunato José Nunes, Leopoldino de Almeida Pereira, Emiliano Salatiel Rufino de Alfaia e Antônio Lopes de Freitas.

06. A renúncia conjunta e a volta dos líderes do império...
Por um motivo no momento desconhecido para a história, o Intendente Municipal eleito no ano anterior, renunciou ao cargo no dia 12 de março de 1892. No dia 19 de março os vogais eleitos renunciam e no dia 03 de abril, o mesmo fazem os suplentes. Como resultado, a última Câmara Municipal que exerceu sua função no final do Império (de 1887 a 1890) voltou a assumir a direção política do município até a realização de uma nova eleição, que aconteceu no dia 20 de julho de 1892.

07. Os primórdios do tribunal do júri em Aveiro...
Conforme a lei Nº 299, de 25 de junho de 1895, o município de Aveiro passa a constituir o 2º Distrito Judiciário da Comarca de Itaituba, sendo o mesmo instalado no dia 04 de junho de 1896, pelo juiz de direito da dita Comarca, dr. Joaquim Mariano Franco de Sá. A primeira vez que o tribunal do júri funcionou em Aveiro, aconteceu a 14 de fevereiro de 1898, sendo julgado, por crime de homicídio, o réu Napoleão Manoel de Souza que, apesar da defesa proferida pelo professor Antônio Joaquim Rodrigues Colares, recebeu a pena de 30 anos de prisão.

08. Sobre os primórdios da segurança em Aveiro...
A Prefeitura de Segurança (atual Delegacia de Polícia Civil) foi instalada em Aveiro no ano de 1896, com a criação do Distrito Judiciário. Seu primeiro prefeito de polícia (atualmente delegado de polícia) foi o coronel José de Almeida Campos, sendo substituído no cargo, após o seu falecimento, pelo seu genro, o major Theotônio Caetano Guimarães. O distrito policial de Aveiro compreendia, então, três sub-prefeituras de polícia: uma em Aveiro (criada em 02 de maio de 1864), outra em Brasília Legal (criada em 05 de dezembro de 1885) e outra em Pinhel (criada em 13 de agosto de 1891).

09. Sobre a Igreja Matriz de Aveiro...
O patrocínio paroquial de Aveiro é de Nossa Senhora da Conceição. A paróquia, ou freguesia, existia, entretanto, desde 1781, quando da instituição da Vila. Por vários anos ficou desprovida de pároco. A primitiva igreja matriz, várias vezes entrou em ruínas. A atual foi construída em fins do século XIX, por iniciativa do coronel José de Almeida Campos. Depois do falecimento do coronel, o templo ficou sob a proteção do major Theotônio Campos Guimarães (genro do coronel Campos) que, como intendente de Aveiro, no período de 1906 a 1912, realizou nova reforma na Matriz e instituiu a função de uma ZELADORA que deveria ser paga pelo cofre da Municipalidade.

10. Como era Aveiro pouco mais de 100 anos atrás...
Em 1916, era intendente municipal de Aveiro o tenente coronel Nelson Lages Carneiro. Naquele ano, o município compunha-se de duas ruas (denominadas Justo Chermont e coronel Almeida Campos), duas praças e quatro travessas (cujos nomes não nos foi possível certificar). O Conselho Municipal funcionava em edifício próprio e o município possuía três escolas: uma em Aveiro (estadual), outras duas em Brasília Legal e Pinhel (municipais). 

Fontes: Acervo pessoal do autor, acervo ICBS e acervo da Biblioteca Nacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário