quinta-feira, 26 de abril de 2018

Memórias do Lago Grande de Curuai



ANO 1964
01 de janeiro – Missa à meia noite.
07 de janeiro – Por via aérea chegam a esta Vila os Revmos. Freis Osmundo Menses, OFM, Vigário Provincial e Vianney Miller, OFM, pároco da Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
02 de fevereiro – Festa de Nossa Senhora da Saúde, em Igarapé-Açú.
06 de maio – Pelo motor “Cor Jesu”, estiveram em visita a esta Vila os Revmos. Freis: Pedro, Marcos e Alexandre, professores do Seminário São Pio X.
10 de maio – Festa do dia das Mães. Local: sede do Vera-Cruz.
24 de maio – Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, em Aracuri.
07 de junho – Festa do Sagrado Coração de Jesus, em Inanú.

Julho – Frei Gilberto Wood viaja a Santarém, regressa ainda no mesmo mês.
06 de agosto – Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Neste mesmo dia, oferta de dona Domingas Campos de uma bandeira da Cruzada Eucarística.
15 de agosto – Dia da Festa. Oferta de 02 mantos à Nossa Senhora. Neste dia: Visita, pela 1ª vez, da Congregação Mariana de Belterra. Visita de Dom Tiago Ryan, Bispo de Santarém, do coronel Jarbas Passarinho, Governador do Estado imposto pela Revolução e dr. Ubaldo Campos Correa, Deputado Estadual. Renda líquida da Festa: Cr$ 1.009,00.
Outubro – primeira viagem do jipe ao centro.
25 de outubro – Foi celebrada a Festa de Cristo Rei, em Piraquara. A água permitiu transporte por motor até a boca do igarapé.
02 de novembro – Missa às 16h e procissão, em seguida, até o Cemitério.

ANO 1965
01 de janeiro – Missa Solene à entrada do Ano Novo.
02 de fevereiro – Festa de Nossa Senhora da Saúde, em Igarapé-Açu.
06 de fevereiro – Iniciado – com o primeiro dia – os trabalhos de broca e derrubada do mato, no trecho sobre o Igarapé do Curuai, destinado ao levantamento de uma ponte.
13 de fevereiro – Segundo dia de serviço dado na derrubada do mato.
25 de fevereiro – Terceiro dia de serviço dado na derrubada do mato (1).
28 de fevereiro – Realização do Tríduo Catequético, em Vila Socorro.
19 de março – Festa de São José. Houve quermesse.
13 de maio – Festa de Nossa Senhora da Salvação, em Peré.
24 de maio – Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, em Aracuri. Visita àquela localidade, da Bandeira do Apostolado da Vila.
06 de junho – Festa do Sagrado Coração de Jesus, em Inanú. Visita àquela localidade da Bandeira do Apostolado da Vila. Viagem pelo barco a motor “São José”.
08 de junho – Chegada a esta Vila de Curuai da equipe do Banco de Crédito da Amazônia, S/A, para cumprir finalidades da Cooper Lago.
20 de junho – Realização do Tríduo Catequético em Piraquara. Missionários: Frei Ricardo e Frei Gilberto. Irmãs: Domenica, Ursulina e Emiliana. Professora Rosilda Wanghon.
27 de junho – Visita a esta Vila da Congregação Mariana da Paróquia de São Raimundo Nonato, de Santarém que, neste ano, tem como seu presidente Manuel da Conceição Albarado. Com os Marianos vieram 14 seminaristas do Seminário São Pio X, de Santarém, os quais compõem o Coro do Seminário. Vieram cantar a Missa em Português, que a primeira vez foi cantada em vernáculo. Motor que os conduziu: Cor Jesu. Na mesma viagem chegaram Marcos e Ranilson para gozo de férias. Regresso dos visitantes. Visita de Frei Gilberto ao Cururu.
02 de julho – Visita de Frei Gilberto ao Ajamuri, onde vai presidir a Festa de Nossa Senhora das Graças, que se celebra no dia 04 de julho.
11 de julho – Por ocasião da reunião do Apostolado da Oração, Frei Gilberto declarou haver recebido a importância de Cr$ 1.000.000,00 como doação feita pelo Governo do Estado à Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré. Pleiteou-a o Deputado Estadual, dr. Ubaldo Campos Correa. É Governador do Estado o coronel Jarbas Gonçalves Passarinho.
18 de julho – Festa de São Vicente de Paula, na Enseada de São Vicente.
06 de agosto – Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que partiu da casa do sr. Amil Batista Marinho.
Agosto: Iniciado, na gestão do dr. Everaldo de Souza Martins, o cais de arrimo desta Vila. Operários: Manuel Raimundo e seu filho Aurélio.
14 de agosto – Visita do Deputado Ubaldo Campos Correa. Visita do Esporte Clube Barcelona, de Santarém e jogo com o Vera-Cruz Esporte Clube. Chegada de Frei Issac Braun, OFM.
15 de agosto – Dia da Festa. Visita da Congregação Mariana da Paróquia de São Raimundo Nonato, de Santarém.
20 de agosto – Foi concluída a derrubada do trecho sobre o igapó e igarapé do Curuai. Ficou assentado o prosseguimento de serviço de ligação de estradas.
25 de agosto – Visita do Prefeito Municipal de Santarém, Dr. Everaldo de Sousa Martins, que se fez acompanhar do Senador marechal Alexandre Zacarias de Assunção; dos deputados federais: Lopo Alvarez de Castro e José Bularmarqui de Miranda; deputados estaduais: Santino Sirotheau Correa e Alvaro Calilo Kzan.
08 de setembro – Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Vila Socorro.
09 de setembro – Visita dos Revmos. Freis: Osmundo, Provincial da Ordem, Vianney, vigário da Catedral e Hilário. Vieram no motor “Cor Jesu”.
Setembro: Eleição dos senhores Bartolomeu Moreira da Silva e Manuel Amaral Marinho para Presidente e Vice-presidente do Apostolado de Oração, em substituição de Sansão Bento Lourido e Claudomiro Silva Campos, eleitos em setembro de 1963. Também foram eleitas dona Maria Soledade S. Silva e Margarida da Cruz Correa, Presidente e Vice-presidente, respectivamente, do Apostolado de Oração das senhoras, em substituição a dona Domingas do Espírito Santo Campos, que vinha na presidência há dois anos.
31 de outubro – Festa de Cristo Rei, no Piraquara.
Novembro: Aterrissou o teco-teco, que veio buscar Frei Gilberto, levando-o a Santarém. Trouxe Ranilson, estudante de Maloquinha.

NOTAS: O presente texto foi retirado do “Registro dos Acontecimentos Diários da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré”, aberto por Frei Benjamin Link, OFM, no dia 05 de agosto de 1962, escrito em grande parte pelo cartorário Sansão Bento Lourido (foto que ilustra esta postagem). Uma cópia deste me foi doado pela amiga Rosália Lourido, filha de Sansão.
(1) Logo em seguida, faz-se o registro do 4º dia de trabalho, contudo, a data do mesmo está em branco no texto original.

2 comentários: