quarta-feira, 2 de maio de 2018

A “Serra Piroca” como objeto de estudos feitos a partir do século XIX...



Por Pe. Sidney Augusto Canto

Continuemos a apresentar novos dados sobre a “Serra Piroca” de Alter do Chão (é bom ler a postagem anterior antes). No século XIX, quando nossa região passou a ser visitada por renomados cientistas, as descrições do chamativo monte continuam a nos deixar maiores informações sobre o citado monte. Uma dessas descrições é a do cientista inglês Henry Walter Bates, assim se referindo sobre a mesma, em meados do sobredito século:
O pequeno povoado de Altar do Chão [sic] deve seu nome singular à existência, à entrada da baía, de um desses curiosos morros de cume achatado, tão comuns nessa parte da região amazônica, cuja forma lembra a do altar-mor das igrejas católicas. O morro em questão era isolado e muito mais baixo do que outros do mesmo tipo existentes nas proximidades de Almeirim, não devendo elevar-se mais do que cem metros acima do nível do rio. Era desprovido de árvores, mas coberto em alguns trechos com uma determinada espécie de samambaia”.

Outros cientistas passaram por Alter do Chão ainda no século XIX. Um deles foi o botânico Barbosa Rodrigues, que fez uma descrição bem simples da elevação: “Raiava o dia quando passamos a ponta do Cururu, lugar onde torna-se a estreitar o rio a que um elevado monte de forma cônica, para quem começa a subir o rio, dá um aspecto bonito à entrada da enseada onde está plantada a vila de Alter do Chão”.
No final do século XIX (entre 1894 e 1898), um estudo geológico mais aprofundado sobre o acidente geográfico foi feito pelo chefe da secção de geologia do Museu Paraense Emílio Goeldi, dr. Friedrich Katzer, que assim se pronuncia sem seu estudo:
Para o norte, à margem direita do Tapajós, levanta-se um morro em forma de teto, bastante original, visível a longa distância. É denominado Alter do Chão, isto é, altar do chão.
Um pequeno povoado do mesmo nome está localizado na planície, a sudoeste, à margem de um lago vizinho do Tapajós. Frequentemente o nome Alter do Chão só é dado ao povoado, chamando-se à elevação Serra da Piroca (morro pelado), ou Serra do Cururu, ou também Serra do Americano, em memória de um dos antigos colonos norte-americanos dessa região. Esta Serra constitui a falda isolada, mais ocidental, do planalto ao sul de Santarém, cujas secções recebem nomes diversos, tais como Serra do Irurá, Serra Urumary, Serra Mararú, Serra Girubá, Serra Panema; todavia este planalto apenas apresenta a continuação, para oeste, mais fortemente articulada na chapada de Diamantina. Enquanto este planalto, na maior área, se acha coberto pela mata virgem, alta e bela, a Serra de Piroca apresenta-se quase nua, visto crescerem sobre ela apenas espaçadamente algumas gramíneas resistentes e moita baixa e aqui e acolá algumas árvores raquíticas”.
Como podemos ver, o lapso de informação cometido por Henry Bates, é repetido em estudos posteriores. Falo aqui do falo de atribuir o nome de Alter do Chão por conta da elevação da “Serra Piroca”, comparando-a com um “altar do chão”. A verdade histórica é bem mais simples. O nome Alter do Chão foi dado por Francisco Xavier de Mendonça Furtado à antiga Missão dos Boraris, quando a elevou à condição de Vila, homenageando outro lugar que possuí o mesmo nome, situada em Portugal.
Vamos concluir estas informações sobre a “Serra Piroca” na próxima postagem.

NOTA: O presente texto é ilustrado por um desenho do final do século XIX que ilustra o estudo do geólogo Friedrich Katzer. Nota, naquela distante data, mais de 100 anos atrás, a Serra também aparece desprovida de uma cruz em seu topo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário