terça-feira, 1 de maio de 2018

O mês de maio em nossa história regional...



01 de maio – Acontece neste dia a solenidade de lançamento da Pedra Fundamental para a construção do Colégio Álvaro Adolfo da Silveira. A obra seria dada por concluída e inaugurada somente quatro anos mais tarde (1962).
02 de maio – A Câmara da Vila de Óbidos informa ao Presidente da Província sobre os sucessos das duas expedições organizadas contra os negros fugidos reunidos nos quilombos do rio Trombetas e do rio Curuá (em Alenquer). Estas expedições foram feitas em conjunto pelas forças de Óbidos, Santarém e Alenquer, que reuniram mais de cem homens para tal fim. No quilombo do rio Curuá foram encontrados apenas 10 escravos, sendo mortos dois e presos apenas dois (1827).
03 de maio – Inauguração do Grupo Escolar de Santarém, que mais tarde teve o nome mudado para “Grupo Escolar Frei Ambrósio”. É a escola que há mais tempo se encontra em funcionamento em terras santarenas. Atualmente se encontra instalada no lugar, onde antigamente, se encontrava a Fortaleza do Tapajós (1900).
04 de maio – Há 90 anos atrás... na manhã deste dia se iniciaram os trabalhos de derrubada da mata na localidade de Boa Vista, no rio Tapajós, para que se realizasse o sonho do empresário norte-americano Henry Ford: construir Fordlândia. Depois de derrubar a mata nativa, o empresário norte americano mandou fazer uma queimada de proporções épicas para a época. O responsável pelo início das obras era o senhor Jorge Villares (1928).
05 de maio – Neste dia, em um domingo, foi lançada a pedra fundamental do Teatro Vitória. Com os esforços do Clube Dramático Santareno, que por meio de promoções angariava recursos, o tão sonhado teatro seria construído e inaugurado no ano seguinte (1895).
06 de maio – Nasce, na cidade de Óbidos, Monsenhor José Maria Lago da Costa. Ainda jovem, deixou sua cidade natal para estudar no Seminário da Arquidiocese de Belém, foi ordenado padre e dedicou seu trabalho pastoral por toda sua vida na mesma Arquidiocese (1893).
07 de maio – Decreto de nomeação do novo Comandante Superior da Guarda Nacional na Comarca de Óbidos, cujo escolhido foi o coronel Francisco José Machado Angico (1879).
08 de maio – Circula, em número único, o jornal “SANTARENO” em comemoração do aniversário do Prelado Dom Amando Bahlmann. Neste mesmo dia é realizada a instalação da Conferencia Vicentina de São Sebastião que seria extinta pouco mais de quatro anos mais tarde (1910).
09 de maio – A fim de prolongar o fornecimento de energia elétrica por cinco horas a mais (da meia noite às cinco da manhã) para a população da cidade de Santarém, o prefeito Ildefonso Almeida aumenta em 20% o valor da taxa de energia elétrica cobrada dos cidadãos santarenos (1931).
10 de maio – O presidente da Província do Pará aprova as modificações feitas na planta original da Cadeia Pública e Casa da Câmara de Santarém, ao mesmo tempo manda entregar à Câmara de Santarém a quantia de 500$000 para as referidas obras (1855).
11 de maio – Falece, em Santarém, no exercício de suas funções, o juiz de direito da Comarca de Santarém, dr. Olympio Vieira da Silva Dantas. Foi substituído, no mesmo ano, pelo dr. Alcebíades Marques Buarque de Lima (1927).
12 de maio – Seguem para o Seminário do Rio Negro, PR, a fim de prosseguirem os estudos, cinco alunos da “Escola Apostólica” fundada pelos frades Franciscanos em Santarém. Foram eles: Domiciano Rego, Oswaldo Rodrigues, Bernardo Silva, Vinoco Mota e Milton Barreto (1926).
13 de maio – No mesmo dia em que os líderes cabanos (incluindo o presidente provincial Eduardo Angelim) deixam a capital da Província, em Santarém, os líderes da Cabanagem, que se mantém no comando da então Vila do Tapajós, decidem abolir a posse das armas, “conservando-se unicamente em cada vila uma força de seus próprios habitantes para coadjuvar as autoridades civis”. O intuito era a desmobilização da Guarda Nacional, que não era de confiança do governo cabano no Tapajós (1836).
14 de maio – Monsenhor Frederico Costa faz nova visita ao Tapajós. Visita Barreiras, Brasília Legal, Aveiro e Boim. Lhe emocionou sobremaneira a visita à Vila de Boim, terra de seu nascimento (1905).
15 de maio – Na sessão da Câmara Municipal deste dia, a vereadora Terezinha Sussuarana apresentou pedido formal para que o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto, SAAE, providenciasse a instalação de uma rede de encanação de água para o Bairro da Esperança, aprovada pelos demais edis (1973).
16 de maio – Dom Armando Lombardi, Núncio Apostólico no Brasil, visita Santarém sendo recepcionado por Dom Tiago Ryan e por grande quantidade de pessoas na Catedral de Nossa Senhora da Conceição (1961).
17 de maio – Sendo governador da Província do Pará o coronel José Joaquim Machado de Oliveira, o Conselho Provincial do Estado determina a abolição dos nomes portugueses das vilas paraenses, passando as mesmas a terem os antigos nomes das Aldeias (1833).
18 de maio – O juiz de direito da Comarca de Santarém, em vista das eleições para o dia 27 de junho de 1926, divide o município em cinco secções eleitorais: duas na cidade (Intendência e Theatro Victoria), uma na Vila de Alter do Chão, uma na Vila de Boim e uma na Vila de Curuai (1926).
19 de maio – O “Café Central”, em Santarém, realiza um “Torneio de Bilhar”, com a participação de três TURMAS. A primeira (Bibito, Miguel, Martinho, Pedro Gentil, José Antônio) deveria fazer 100 pontos em uma hora; a segunda (Mundico Campos, Antônio Amaro, Apolônio Fona, Joaquim Colares, Cesário) deveria fazer 100 pontos e uma hora e meia; a terceira (Joaquim Toscano, Nhuca, Didico Frazão, Silvério) concorreria fazendo 60 pontos em uma hora e meia. Foram premiados o primeiro lugar de cada TURMA (1929).
20 de maio – Monsenhor Frederico Benício de Sousa Costa nomeia o Padre Vitor Nicolau Perron, (um padre diocesano francês), que então exercia a função de pároco da cidade de Prainha, como padre encarregado da paróquia de Almeirim. Foi o primeiro padre nomeado para aquela cidade desde o martírio do Padre Amândio Pantoja (1906).
21 de maio – Falece o desembargador Augusto Olímpio de Souza, que chegou a exercer a função de juiz substituto da Comarca de Santarém, lugar onde contraiu casamento com a senhora Isabel Correa de Araújo e Souza, filha do Barão de Tapajós (1919).
22 de maio – A cidade de Monte Alegre recebia a notícia do final da vitoriosa campanha da Guerra do Paraguai. Imbuída de espírito patriótico, a população comemorou o fato neste dia, com um “Te Deum” seguida de uma “Missa Solene”. À noite, houve alegre passeata pelas ruas, ao som de vivas à S. M. o Imperador, ao exército e à armada brasileira, seguido de um fausto jantar servido a todos (1870).
23 de maio – Nasce na Itália o Padre Sebastião Fusco, SJ. Vindo para a Amazônia, foi um dos padres que trabalhou em Santarém, recebendo na sede da Missão, em idos de 1732, a profissão solene do Padre Júlio Pereira e do Padre Salvador de Oliveira, que também trabalhariam nas missões do rio Tapajós (1691).
24 de maio – Nasce em Snopken, Alemanha, Dom Frei João Floriano Loewenau, OFM, filho de Johan Loewenau e dona Augusta Loewenau. Foi Bispo Prelado de Santarém e, posteriormente, de Óbidos (1912).
25 de maio – Falece em Tubarão, SC, Dom Anselmo Pietrulla, OFM, Bispo Emérito de Tubarão e 3º Prelado de Santarém, fundador do Colégio Dom Amando (1992).
26 de maio – Inauguração da TV Tapajós, de propriedade dos empresários santarenos Paulo Campos Corrêa e Joaquim da Costa Pereira. O evento contou com a presença de vários políticos, com destaque para o Ministro das Comunicações, Haroldo Corrêa de Matos (1979).
27 de maio – Em reunião da Câmara de Santarém, nesta data, um dos “principais” dos índios Mundurucus, que pelo batismo havia recebido o nome de Joaquim Frutuoso, ofereceu todo o corpo da Nação Mundurucu para a defesa dos cidadãos da Vila do Tapajós. Até o fim da Cabanagem os Mundurucus, por influência do Padre Antônio Sanches de Brito iriam passar a colaborar ativamente com as tropas do Governo Imperial para a reimplantação da “legalidade” na Amazônia (1836).
28 de maio – Nasce em Lisboa, Portugal, o Padre Antônio Moreira, SJ, que foi missionário na Missão de Santo Inácio, hoje Vila de Boim, no rio Tapajós. Prestou profissão solene na Ordem jesuíta em 15 de agosto de 1745 e no ano de 1750, chegou à nossa região para trabalhar com os índios do Tapajós (1710).
29 de maio – Chegam à Vila de Monte Alegre um grupo de 15 cabanos, vindo de Oeiras, sob o comando do alferes Manoel Bentes, com a informação de que a Capital foi entregue ao governo legal (1836).
30 de maio – Instalou-se na noite deste dia o primeiro Congresso dos Prefeitos do Baixo Amazonas com a presença dos prefeitos de Santarém, Alenquer, Monte Alegre e representantes dos demais prefeitos da região (1949).
31 de maio – É nomeado o primeiro juiz de direito da Comarca de Santarém, na pessoa do dr. José Mariano de Azevedo, que (desconhecemos o real motivo) não chegou a tomar posse da mesma (1833). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário